Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Revitalização do Forte de Santo Antonio é entregue em São Luís

Originalmente construído no final do século XVII, o Forte de Santo Antonio da Barra é uma das edificações militares mais antigas da capital

Foto: Reprodução

Mais uma importante obra do conjunto de intervenções realizadas pelo Governo do Maranhão para celebrar os 405 anos de São Luís foi entregue no final da tarde desta sexta-feira (8). No dia que marca a fundação da capital maranhense, além da entrega do Forte de Santo Antonio, as festas na área do Espigão Costeiro ficaram por conta das atrações convidadas pelo executivo estadual e da população, que lotou a área turística.

Durante o dia, o governador Flávio Dino inaugurou a Praça Negro Cosme e o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) no bairro Fé em Deus e, uma nova agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no bairro do Anjo da Guarda.  A maratona de entregas iniciou na sexta-feira, dia 1º de setembro, e passou por áreas como segurança pública, educação, inclusão social, entre outros.

“Hoje chegamos a 14 inaugurações, e isso marca a parceria de sucesso com a Prefeitura de São Luís e o cuidado do Governo do Maranhão com as pessoas daqui”, declarou o governador sobre as entregas.

A respeito do novo monumento que agora faz parte do patrimônio turistico da cidade, ele destacou a importância da obra um espaço há muito tempo degradado e  hoje incorporado à essa belíssima paisagem. Também feito em parceria com a  Prefeitura de São Luís agora nós temos mais espaço para a fruição o lazer para que todas as pessoas que aqui vivam possam aproveitar e equipamento para o turismo que gera renda.

Forte de Santo Antonio

Originalmente construído no final do século XVII, o Forte de Santo Antonio da Barra é uma das edificações militares mais antigas da capital e marca o período de resistência portuguesa às invasões de outros países estrangeiros à colônia.

A revitalização realizada pelo Governo do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de São Luís e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) incluiu melhorias nas áreas internas e externas ao Forte.

Nos prédios, que agora serão utilizados como espaços de promoção da cultura e turismo, com exposições artísticas e eventos, foram trocados os revestimentos nas paredes, pisos e telhado, que foi inteiramente refeito. Os canhões e a estrutura original que sustentava o farol, originários da França e instalados no século XIX, foram inteiramente restaurados.

Além da nova estrutura física, o Forte de Santo Antônio recebeu iluminação especial instalada pela Prefeitura de São Luís. O projeto contou com instalação de 57 luminárias decorativas em LED com jatos de luzes de diversas cores. Para valorizar a importância histórica do monumento, o Forte receberá um museu permanente de embarcações maranhenses.