Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Segunda edição do Mais Cultura e Turismo Teatro começa sexta-feira (22)

Praças de cinco cidades maranhenses recebem espetáculos teatrais gratuitos.

A comédia 'Pão com Ovo', da Santa Ignorância Cia de Artes, é um dos espetáculos trazidos nesta edição do programa. (Foto: Divulgação)

Praças de cidades pelo Maranhão voltam a receber espetáculos teatrais gratuitos a partir desta sexta-feira (22). Em sua segunda edição, o Programa Mais Cultura e Turismo Teatro leva as peças ‘Pão com Ovo’ e ‘Os Saltimbancos’ para cinco municípios.

Axixá, Miranda do Norte, Timbiras, Brejo e Urbano Santos serão as cidades beneficiadas com o programa que é promovido pelo Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur). Em outubro, outros cinco municípios serão contemplados.

Na primeira edição do programa, realizado durante as férias do mês de julho, foram dez as cidades visitadas pela ação cultural: Estreito, Tuntum, Lago da Pedra, Santa Luzia, Santa Helena, Igarapé do Meio, Arari, Anajatuba, Coroatá e Vargem Grande.

Os espetáculos
A comédia ‘Pão com Ovo’, da Santa Ignorância Cia de Artes, encena esquetes com a irreverência das personagens Dijé, Clarice e Zé Maria. A peça mostra o contraste de hábitos e costumes existentes entre uma moradora da periferia e uma alpinista social.

As personagens Dijé e Clarice são amigas de infância que se reencontram anos depois. Elas contam casos engraçados dos seus cotidianos a partir de expressões tipicamente maranhenses, que dão o tom do espetáculo.

Já a Companhia Cambalhotas promete encantar o público com o espetáculo ‘Os Saltimbancos’, musical dedicado ao público infantil. A peça narra as aventuras de quatro bichos que, sentindo-se explorados por seus donos, resolvem fugir para a cidade e tentar a sorte como músicos.

A fábula musical foi traduzida e adaptada para o português por Chico Buarque de Hollanda em 1977, a partir de peça teatral inspirada no conto ‘Os Músicos de Bremen’, dos irmãos Grimm.

A peça é uma alegoria política na qual o Jumento representaria os trabalhadores do campo; a Galinha, a classe operária; o Cachorro, os militares e a Gata, os artistas. O barão, inimigo dos animais, seria a personificação da elite ou dos “detentores do meio de produção”.

Calendário de apresentações

Axixá – Dia 22 de setembro
Miranda do Norte – Dia 23 de setembro
Timbiras – Dia 24 de setembro
Brejo – Dia 25 de setembro
Urbano Santos – Dia 26 de setembro

 

(Secap)