Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Segurança Pública registra mais de cem dias sem homicídios na Liberdade

O 9° BPM realiza operações diariamente na Liberdade, como ‘Malha Metropolitana’, ‘Saturação’ e ‘Cerco Total’.

Policiamento preventivo realizado no bairro da Liberdade. (Foto: Divulgação)

O bairro da Liberdade, em São Luís, está com mais de 100 dias sem registro de homicídio. Para ampliar as ações de segurança, o bairro ganhou mais uma viatura para policiamento do bairro nesta quarta-feira (20). O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), tem reestruturado o sistema de segurança desde 2015, aumentando o efetivo da Polícia Militar e Civil e equipando os policiais.

O comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente coronel Harlan Silva do Nascimento, disse que a SSP está realizando um trabalho conjunto entre todas as polícias para garantir mais segurança na Região Metropolitana de São Luís. “Atuamos fortemente na área da Liberdade desenvolvendo policiamento 24 horas, principalmente nos horários de maior movimento”, disse.

Durante estes 100 dias, nas ações realizadas na Liberdade, foram apreendidas 273 pedras de crack, 147 papelotes de cocaína, 158 papelotes de maconha e três coletes balísticos. Por meio da trabalho de policiamento ostensivo, 55 pessoas foram conduzidas à delegacia e houveram 19 prisões em flagrantes, além do cumprimento de um mandado de prisão.

O 9° BPM realiza operações diariamente na Liberdade, como ‘Malha Metropolitana’, ‘Saturação’ e ‘Cerco Total’. Esta última reforça o policiamento ostensivo e preventivo, incluindo o combate a assalto a ônibus. O coronel Harlan Silva do Nascimento disse que o trabalho terá continuidade e será aprimorado. “O grande diferencial dessa operação é o elemento surpresa e a ação policial permanente”, frisou.

O trabalho na Liberdade tem a participação de mais de 300 policias que estão à frente do policiamento ostensivo usando viaturas e motocicletas. O coronel Harlan Silva do Nascimento ressaltou que os moradores estão satisfeitos com o trabalho. “A comunidade almeja a baixa nos índices criminais para viver tranquilamente, sem medo”, disse.

Combate ao tráfico

Várias ações para reforçar a segurança são realizadas diariamente na Liberdade. Durante a terça-feira (19), em uma dessas operações, policiais do 9º BPM combateram o tráfico de drogas na Rua Santo Antônio. Um suspeito foi detido e preso. Ele estava com uma pistola ponto 40, de uso exclusivo da polícia, com 10 munições; uma balança de precisão; R$ 310; uma porção de crack, pesando aproximadamente seis gramas; uma porção de substância em pó aparentando ser cocaína, de três gramas; um aparelho celular; e uma espécie de caderno de contabilidade com anotações de valores referentes à venda de drogas; além de plásticos cortados utilizados para embalar drogas.

 

(Secap)