Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Inmeq-MA inicia verificação de radares e barreiras eletrônicas em São Luís

A verificação realizada pelo Inmeq-MA visa assegurar a precisão das medições dos instrumentos.

Foto: Reprodução

O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (INMEQ-MA), órgão delegado do Inmetro no estado, iniciará nesta segunda-feira (2), a verificação metrológica de radares e barreiras eletrônicas instaladas em São Luís. A verificação realizada pelo Inmeq-MA visa assegurar a precisão das medições dos instrumentos.

Ao todo, serão verificadas 54 faixas de vias a serem monitoradas em trechos de oito avenidas. A verificação será realizada no período da noite para não prejudicar o trânsito, já que o trabalho exige a interdição parcial da via.

Os radares e barreiras eletrônicas a serem verificados estão instalados nas avenidas Daniel de La Touche, Colares Moreira, Guajajaras, Santos Dumont, Lourenço Vieira da Silva, Marechal Castelo Branco, São Luís Rei de França e Carlos Cunha. A verificação dos instrumentos atende ao Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria nº 115/1998 do Inmetro.

“Após a verificação metrológica, o equipamento receberá lacre, laudo e certificado do Inmeq-MA, comprovando que as marcações de velocidade estão corretas”, explica o diretor técnico do Inmeq-MA, Zois Gantzias, ressaltando que esta é uma verificação inicial e que depois de um ano, eles deverão ser submetidos a novo exame.

A instalação dos equipamentos visa fazer com que o motorista reduza a velocidade e, por consequência, diminuindo os riscos de acidentes no trânsito. As velocidades, dependendo do trecho, variam de 40km a 60km.