Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Reservatório que abastece a capital opera com menos de 15% de sua capacidade

Estima-se que cerca de 100 mil pessoas dependam do reservatório para ter acesso à água.

Foto: Reprodução

O Reservatório que abastece grande parte dos bairros de São Luís atingiu um nível crítico, operando com menos de 15% de sua capacidade normal. Estima-se que cerca de 100 mil pessoas dependam do reservatório para ter acesso à água.

O Reservatório do Batatã  apresenta apenas 720.000 m³ e tem capacidade para abastecer a ilha apenas por algumas semanas. A constatação foi feita a partir dos dados encaminhados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema).

Os 25 bairros que dependem do reservatório, estão recebendo abastecimento em dias alternados. O baixo percentual de abastecimento do Reservatório do Batatã contraria os técnicos da Caema, que esperavam um preenchimento maior da reserva, levando em conta  o alto índice pluviométrico na capital no primeiro semestre deste ano.

Em 2008, foi a última vez que o reservatório funcionou com a capacidade plena. No período, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão  decidiu perfurar poços em pontos estratégicos da cidade, diminuindo gradativamente a dependência da população do reservatório.