Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Encerra nesta sexta-feira o prazo para inscrições no seletivo do IFMA

A prova será realizada no dia 3 de Dezembro e o valor da inscrição é de R$ 20,00.

Foto: Reprodução

Estão abertas desde o dia 7 de Setembro as inscrições para o seletivo do Instituto Federal do Maranhão e encerram nesta sexta-feira (6). A prova será realizada no dia 3 de Dezembro e o valor da inscrição é de R$ 20,00.

Serão ofertados 39 cursos técnicos em um total de 6475 vagas, que serão distribuídas em 26 municípios do Maranhão: Açailândia, Alcântara, Araioses, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São Luís-Centro Histórico, São Luís-Maracanã, São Luís-Monte Castelo, São José de Ribamar, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca.

O IFMA oferece três formas de cursos técnicos: integrada, concomitante e subsequente. Na integrada, o aluno cursa o Ensino Médio junto com uma formação profissional no Instituto. Na forma concomitante, o estudante faz o curso técnico no IFMA e o Ensino Médio em outra instituição de ensino. A forma subsequente é para aqueles que já concluíram ou estão concluindo, em 2017, o Ensino Médio e pretendem obter uma formação profissional.

As provas terão 40 questões de múltipla escolha, divididas em 20 questões de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. O conteúdo está disponível no edital.

Sistema de cotas

Em cada curso, serão destinadas 50% das vagas aos candidatos egressos de escola pública. Dessas vagas, metade serão reservadas aos candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita; e a outra metade será reservada aos candidatos com renda familiar bruta superior a um salário mínimo e meio per capita. Das vagas de cada grupo, 77% delas serão reservadas para os que se declararem pretos, pardos e indígenas. Conforme o sistema de cotas, a porcentagem a ser aplicada para pretos, pardos e indígenas deve seguir os dados do censo do IBGE. Realizado em 2010, o último censo informa que esse índice populacional no Maranhão é de 77%.

O IFMA também reserva, em cada curso, 5% das vagas para candidatos com deficiência.