Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Recorde e quebra de jejum: as missões da Seleção em La Paz

Brasil visita a Bolívia com dois objetivos: acabar com a sequência de 20 anos sem triunfo na altitude e seguir com chances de repetir a melhor campanha.

(Foto: Pedro Martins / MoWa Press / Divulgação)

Classificada, melhor ataque, defesa e com a primeira colocação das Eliminatórias assegurada. A Seleção Brasileira, que visita nesta quinta-feira, às 17h (de Brasília), a Bolívia, em La Paz, poderia considerar este encontro, válido pela penúltima rodada das Eliminatórias, como um mero compromisso preparatório para a próxima Copa do Mundo. No entanto, a equipe do técnico Tite, caso consiga a vitória, pode conquistar muito mais que novos três pontos da sólida campanha no torneio.

Com 37 pontos, o Brasil ainda pode igualar a melhor campanha de um país na atual fórmula de disputa das Eliminatórias Sul-Americanas, adotada para o Mundial de 1998. Para a Copa de 2002, a rival Argentina conseguiu 43 pontos, tendo apenas uma derrota (justamente para Seleção). Ou seja, vitória hoje mantém a possibilidade de repetição desta performance.

Outro ponto é um incômodo jejum diante da Bolívia em La Paz. A última vitória verde e amarela na cidade de 3.660 metros de altitude aconteceu na final da Copa América de 1997 – 3 a 1, gols de Edmundo, Ronaldo Fenômeno e Zé Roberto (veja o histórico abaixo).

Se for considerar jogos das Eliminatórias, o Brasil triunfou pela última vez em 1985. O jogo, contudo, aconteceu em Santa Cruz de la Sierra, onde a Seleção venceu os donos da casa em um amistoso disputado em 2013, no último triunfo verde e amarelo em solo boliviano.

A delegação brasileira viajou na tarde de quarta-feira para a Bolívia, mas só chegará em La Paz horas antes do encontro desta quinta-feira. Tudo para minimizar os efeitos da altitude e para conseguir êxito nos dois objetivos importantes que terá em jogo.

O HISTÓRICO CONTRA A BOLÍVIA EM LA PAZ

Copa América 1979
No primeiro encontro na cidade, os bolivianos levaram a melhor. Roberto Dinamite, eterno atacante do Vasco, marcou o gol brasileiro.
………………….
Eliminatórias 1982
No encontro valendo vaga para a Copa de 1982, o primeiro triunfo: 2 a 1 com gols de Sócrates e Reinaldo.

………………….
Eliminatórias 1994
Já em 1993, os bolivianos decretaram a primeira derrota brasileira na história das Eliminatórias: 2 a 0. Etcheverry e Peña marcaram os gols dos donos da casa.
………………….
Copa América 1997
Na decisão do torneio, a Seleção deu o troco da derrota de quatro anos antes: triunfo por 3 a 1 e a primeira conquista do Brasil no torneio fora de casa.
………………….
Eliminatórias 2002
Ainda no sufuco para garantir vaga no Mundial, o time de Felipão saiu na frente com Edilson. No segundo tempo, no entanto, sofreu a virada.
………………….
Eliminatórias 2006
Já classificada, empate em 1 a 1. Juninho Pernambucano marcou.
………………….
Eliminatórias 2010
No último jogo, derrota por 2 a 1. Nilmar marcou.

 

(LANCE!)