Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

São Luís recebe Liga Nacional de Handebol

Competição começa nesta sexta-feira (06), às 17h30, com todos os jogos no Ginásio Castelinho.

Equipe do Moto de handebol. (Foto: Divulgação)

A maior competição de clubes de handebol do país, a Liga Nacional, chega a São Luís neste fim de semana. A etapa da Liga Nacional que será realizada no ginásio Castelinho, de sexta-feira a domingo, é referente ao 2º turno da ‘Conferência Nordeste – Chave C’, na categoria masculina. A competição começa nesta sexta-feira (06), às 17h30. No primeiro jogo, Audax (MA) encara a equipe do Morada Nova (CE), às 18h. Na sequência, o Moto Handebol, líder da chave, defende sua invencibilidade contra o Holanda GHC de Codó.

O campeonato é organizado pela Confederação Brasileira de Handebol e conta com o apoio da Federação Maranhense de Handebol. Nessa etapa da Liga Nacional, que é a Chave C da Conferência Nordeste, disputam vaga para a terceira fase três equipes maranhenses e a equipe ‘Morada Nova’ do Ceará.

“Esse é o segundo ano que recebemos a Liga Nacional. Ano passado, sediamos a etapa feminina da Conferência Nordeste. O Maranhão é uma potência no handebol e receber um evento como esse, só fortalece o esporte no Estado. Agradeço o apoio do Governo do Estado do Maranhão, Grupo Carvalho e Produtos Econômicos, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte”, destaca Nilson Sadia, presidente da Federação Maranhense de Handebol.

O Maranhão está representando pelos times: Moto Club Handebol (líder invicto da chave C); Audax MA (time formado por estudantes da UFMA e campeões invictos da 2ª divisão dos Jogos Universitários Brasileiros em 2016) e o Hollanda GHC de Codó (atual campeão da Conferência Nordeste e campeão Maranhense em 2016).

“Estamos em uma disputa caseira aqui no Maranhão, com todos os clubes tradicionais, juntamente com o time do Ceará, que também é tradicional no Nordeste. O primeiro turno não foi como esperávamos por conta da derrota para o Moto Club. Estamos em segundo na chave e, agora, fizemos um trabalho mais forte e estamos na expectativa de colher frutos e nos classificarmos em primeiro para a fase final da Conferência Nordeste”, disse o técnico Márcio Esmero, do Holanda GHC de Codó.

FORMATO DA COMPETIÇÃO
Para abranger todo o Brasil, a Liga Nacional foi dividida em 4 Conferências: Norte, Nordeste , Centro Oeste e Sul/Sudeste. E por ter a maior participação de equipes, a Conferência Nordeste conta com três chaves (A, B e C), abrangendo 11 equipes dos Estados: Maranhão, Ceará, Paraíba, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte.

Após o fim do segundo turno, no domingo (08), os primeiros colocados de cada chave e o melhor segundo colocado no geral avançam às semifinais. Os finalistas garantem as duas vagas da Conferência Nordeste na segunda fase da Liga Nacional e se juntam a quatro equipes da Conferência Sul-Sudeste, duas da Norte e duas da Centro-Oeste.

*PROGRAMAÇÃO DE JOGOS LIGA NACIONAL

LOCAL: GINÁSIO CASTELINHO

-Sexta-feira (06) – 18h – Audax (MA) x Morada Nova (CE)
20h – Moto Club São Luis x Holanda Codó (MA)

-Sábado – 18h – Holanda Codó (MA)x Morada Nova (CE)
20h – Moto Club São Luis x Audax (MA)

– Domingo – 9h30 – Audax (MA) x Holanda Codó (MA)
11h30 – Moto Club São Luis x Morada Nova (CE)