Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Prefeito Edivaldo vistoria obra de intervenção viária em trecho da Avenida Jerônimo de Albuquerque

O gestor acompanhou o andamento dos serviços que vão proporcionar mais fluidez e organização ao tráfego de um dos setores mais críticos de São Luís.

Na manhã de ontem, o prefeito da capital, Edivaldo Holanda Júnior, realizou vistoria a mais uma importante obra de intervenção no trânsito de São Luís, executada na Avenida Jerônimo de Albuquerque, executada pela prefeitura. Ao lado do vice Julio Pinheiro, do secretário municipal de Trânsito e Transporte, Canidé Barros, o gestor acompanhou o andamento dos serviços que vão proporcionar mais fluidez e organização ao tráfego de um dos setores mais críticos de São Luís.

“Estamos acompanhando de perto o andamento dessa obra tão importante para a cidade e que vai contribuir para avançarmos ainda mais no setor da mobilidade urbana, área que temos dado atenção especial com o intuito de solucionarmos gargalos históricos vivenciados por décadas pela população, no trânsito da nossa cidade. Após concluída, teremos uma melhoria significativa na trafegabilidade de veículos e pedestres nessa área”, afirmou o prefeito.

Iniciadas  no dia 30 de Setembro, as obras seguem em ritmo acelerado para serem entregues o mais rápido possível. As intervenções na área resultam de parceria público-privada entre Prefeitura de São Luís e Hospital São Domingos, visando proporcionar mais fluidez ao trânsito naquela área.

O trecho está passando por um completo reordenamento viário, entre a rotatória da Cohama até o antigo Roque Santeiro, no Bequimão. Os serviços no local incluem o alargamento da via nos dois sentidos e a criação de dois retornos no local. A faixa de pedestre em frente ao Atacadão será retirada e recolocada nas imediações do Hospital São Domingos. Todo o sistema de sinalização horizontal e vertical na área também passará por reordenamentos.

Julio Pinheiro, vice-prefeito da capital,  destacou a obra como muito importante também no aspecto econômico da região que concentra grandes estabelecimentos comerciais. “Além de resolver problemas de fluidez do trânsito em um dos pontos mais críticos da via, proporcionando mais tranquilidade para quem trafega regularmente pela avenida, a intervenção vai facilitar o acesso à área e aumentar a movimentação aos comércios locais”, observou o vice-prefeito.

Canindé Barros  também ressaltou a importância dos serviços para a fluidez do trânsito na área. “Este setor onde estamos trabalhando é um dos locais mais críticos de congestionamentos da Jerônimo de Albuquerque, principalmente nos horários de pico. Com estas intervenções viárias, teremos mais um importante corredor urbano da capital desafogado, com reflexos significativos na fluidez do trânsito e na qualidade de vida de motoristas e pedestres”, observou o secretário municipal de Trânsito e Transporte.

As obras na avenida Jerônimo de Albuquerque vão somar às demais ações promovidas nessa via e em outras da região, como a que foi realizada na Cohab, em um outro trecho da Avenida Jerônimo de Albuquerque, nas proximidades do Supermercado Mateus.  Realizada também por meio de parceria público-privada celebrada com o Grupo Pitágoras, as intervenções nesse trecho promoveram o alargamento da via nos dois sentidos e a retirada dos canteiros centrais. A ação criou na área um novo retorno, geometricamente capaz de evitar congestionamentos, já que as novas pistas são usadas por quem precisa fazer o retorno. Os semáforos também foram retirados.

Outra obra de grande envergadura para melhoria do trânsito na região é o Complexo Viário da Forquilha, executada e entregue pela Prefeitura de São Luís, em parceria com o Governo do Estado. A obra compreende uma área de 15 mil metros quadrados e beneficia cerca de 20 bairros no entorno. A alteração no traçado geométrico do local já apresenta reflexos positivos em uma das áreas de maior fluxo de veículos da capital.

Também estão sendo concluídas na região, as obras do Complexo Viário da Avenida Guajajaras e Lourenço Vieira da Silva, no São Cristóvão, que deve ser liberado este domingo. Devido as intervenções realizadas ali, a antiga rotatória que dá acesso à Avenida Lourenço Vieira da Silva foi retirada, solucionando os problemas de retenção do trânsito naquela área.

No local também foi criado um novo retorno de quadra, passando por trás da agência do Banco do Brasil, para dar acesso à região da Cidade Operária. As intervenções modificaram ainda a circulação de veículos em trecho da Avenida Lourenço Viera da Silva, que passou a ser mão única entre o Terminal de Integração do São Cristóvão e a Avenida Guajajaras.