Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Feirinha São Luís deste domingo apresentou aula de zumba para incentivar vida mais saudável

Participam da Feirinha 11 polos da grande Ilha, que comercializam produtos diversos a preços competitivos

Foto: Reprodução

A dona de casa Márcia Assis de Andrade já participa de aulões de zumba há 8 meses. “Acho muito bom, pois perco calorias, entro em forma e ainda faço amizades. É muito importante pra saúde, e trazer a aula pra um evento como esse, tão movimentado, é bom para influenciar as pessoas a praticarem atividade física”, disse ela que participou do aulão de zumba, uma novidade da Ferinha São Luís deste domingo (8). O evento é um projeto da Prefeitura desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e ocorre todos os domingos, na Praça Benedito Leite, das 7h às 15h.

O titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, explica que unir zumba ao projeto é mais uma demonstração do espaço democrático que é a Feirinha São Luís. “Trazer a prática de atividades físicas para a Feirinha é importante para mostrar que nosso lazer pode ser aproveitado de forma saudável e que podemos unir a uma boa alimentação, com produtos saudáveis, como por exemplo, os agroecológicos vendidos aqui também”, disse o secretário.

Além da zumba, a programação contou ainda com a Banda da Feirinha, show de Luís Guerreiro e banda Marafricanto; Arlindo Pipiu com Tributo a Tim Maia, Padre César, Boi Brilho da Juventude e Pepê Júnior e banda.

A Feirinha São Luís tem promovido a reocupação do Centro Histórico desde junho, com o objetivo principal de divulgar e comercializar a produção agrícola familiar da capital e também divulgar as artes plásticas, artesanato, cultura, gastronomia e literatura.

O fortalecimento da agricultura familiar tem sido uma das bandeiras da gestão do prefeito Edivaldo que visa dar oportunidade ao produtor de ter mais um espaço de comercialização dos seus produtos. Além do viés da agricultura, a Feirinha também tem atraído grande público em razão de agregar cultura, artesanato e gastronomia em um mesmo espaço.

Ponto alto da gastronomia no evento, a Barraca do Chef teve como convidado nesse domingo Warwick Trinta, do Restaurante Alameda Trinta, que vai trazer em seu menu delícias como hambúrguer artesanal, espetinho de filé de sol e feijoada de frutos do mar. A proposta da Barraca do Chef é que a cada edição, seja apresentado um cardápio com a marca de cada profissional.

Lukas Eindenhammer veio da Austrália e achou a Feirinha uma maravilha. “Quando chegamos em uma cidade e encontramos esse tipo de projeto, é muito bom, pois podemos conhecer a cultura do povo de forma mais intensa, vim passar dois dias em São Luís e posso dizer que é um lugar adorável, onde pretendo voltar para aproveitar mais”, disse o turista australiano.

Participam da Feirinha 11 polos da grande Ilha, que comercializam produtos diversos a preços competitivos, distribuídos em mais de 90 pontos de comércio, movimentando o turismo na capital e a geração de renda. A Feirinha conta com 29 barracas para venda de produtos agrícolas, 25 para artesanato, 19 de alimentação e 13 food trucks.