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O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

6 sinais de que você está exagerando no treino

Overtraining não é sinônimo de benefícios. Confira as mensagens que seu corpo envia avisando que é hora de colocar o pé no freio

Foto: Reprodução

1. Dor muscular

O incômodo pós-treino é comum, mas o excesso de exercício físico impõe uma dor constante, mesmo durante a prática de atividades leves. Mesmo sem ter feito muito esforço, você sente como se tivesse realizado um treino extenuante.

2. Enjoo

O mal-estar e a dor de estômago são sinais de que você tem que pegar mais leve. Quando você faz exercícios, principalmente os de alta intensidade, o sangue deixa o sistema gastrointestinal para abastecer os músculos trabalhados, que precisam de oxigênio. Isso pode causar náuseas.
3. Tontura

O stress físico intenso altera os níveis hormonais de cortisol e testosterona, especialmente entre as mulheres. Daí, a sensação de cabeça zonza dá as caras.

4. Cheiro forte

Quando você se exercita além da conta, o corpo começa a metabolizar proteína e, como consequência, aumenta os níveis de amônia no organismo. A liberação desse composto acaba sendo feita pela urina e pode intensificar seu odor. É possível também que a substância seja liberada por meio do suor.

5. Irritabilidade

A atividade física tem o poder de melhorar o humor e aumentar a disposição, mas, em excesso, causa justamente o efeito contrário. O exagero sobrecarrega o sistema nervoso simpático. Isso causa irritabilidade, alterações de humor, ansiedade, dificuldade para se concentrar e insônia.

6. Perda de apetite

A American College of Sports Medicine já comprovou que o exercício vigoroso demais suprime transitoriamente o apetite. Um indivíduo que exagera constantemente na atividade física sem dar o tempo necessário para que o corpo se recupere, não consegue reverter esse processo no curto prazo.