Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Como aliviar as dores nos pés no final do dia

Os pés são responsáveis pela sustentação do corpo, por isso merecem atenção e cuidados.

Imagem: reprodução pixabay.com

Homens e mulheres podem apresentar dores nos pés em qualquer idade, que podem ocorrer devido ao cansaço ou problemas como o esporão no pé, fascite plantar, calçado inadequado, má formação dos pés, entre outros. Os pés são responsáveis pela sustentação do corpo, por isso merecem atenção e cuidados para evitar problemas que podem surgir e se agravar através de dores após um dia de trabalho.

A boa notícia é que é possível aliviar as dores nos pés com algumas atitudes em casa, porém é importante consultar um médico para identificar se é apenas cansaço ou existe um problema maior. Confira abaixo algumas dicas para aliviar as dores nos pés.

Pés para cima – Uma das atitudes mais comuns ao chegar em casa é retirar os calçados e automaticamente o alívio é imediato. Para potencializar o resultado e melhorar a circulação dos pés e pernas é recomendável deitar-se e colocar as pernas sobre uma almofada, travesseiro ou algo que deixe os pés e pernas elevados. Só de adotar esse hábito o cansaço vai diminuir bastante.

Água quente e fria – Existem algumas formas muito eficazes de usar a água para aliviar as dores nos pés. Uma delas é utilizar uma bacia com água quente o suficiente para que os pés suportem a temperatura e permanecer por cerca de 30 minutos. Outra forma é acrescentar uma bacia com água fria e intercalar os pés em cada uma, é recomendável manter os pés por três minutos na água quente e um minuto na água fria e repetir o processo três vezes.

Utilize óleos essenciais – Uma dica muito útil é utilizar na água – tanto quente quanto fria – óleos essenciais que ajudam no relaxamentos dos pés. Os óleos de eucalipto, alecrim, óleo de cravo, hortelã são os mais indicados para aliviar o cansaço e as dores nos pés. Além dos óleos essenciais, você pode optar por utilizar duas colheres de vinagre em cada bacia com água ou chás como o de hortelã e camomila.

Massagens – Sabemos que as massagens ajudam a aliviar qualquer tensão e nos pés não poderia ser diferente. É possível realizar uma automassagem eficiente com óleo para bebê ou até mesmo aquele creme para os pés que você tem em casa. O segredo é utilizar os polegares e fazer círculos com uma leve pressão ao longo da planta do pé. Outra opção é utilizar uma bolinha, como de ping pong ou tênis, e pisar fazendo círculos.

Gelo – Para quem sofre com algum tipo de inflamação, como o esporão no pé, o gelo é um dos métodos mais utilizados para aliviar as dores. Basta utilizar uma bolsa de gelo, enrolar um pouco de gelo em um pano ou uma sacola plástica e aplicar sobre os pés na região que a dor está concentrada.

Carregando