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O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Academia para pré-adolescentes

Atividades físicas ajudam a prevenir doenças, dão equilíbrio e melhoram a coordenação motora de meninos e meninas.

(Foto: Divulgação)

Ao contrário do que muita gente pensa, os exercícios de musculação – se bem orientados – não trazem prejuízos aos adolescentes, mas sim benefícios, já que a modalidade afasta os jovens do sedentarismo e os inserem em uma rotina mais saudável

Se até pouco tempo era raro encontrar jovens com menos de 15 anos fazendo atividades nesses locais, pela preocupação dos pais com uma possível interrupção do processo de crescimento, hoje alguns estabelecimentos, como a Bodytech Shopping da Ilha, oferecem atividades específicas para todas idades e em especial para faixa etária de 12 a 22 anos.

Os equipamentos de musculação, por exemplo, são menores e com cargas bem mais baixas do que o habitual. O adolescente começa somente com a carga corporal, sem a adição de pesos.

Acompanhamento profissional

Os pais devem ficar atentos tanto ao tipo de exercício escolhido pelos filhos quanto ao acompanhamento dado pelos profissionais da academia. Isso porque especialmente durante a puberdade o indivíduo ainda se desenvolve fisicamente. Uma musculação mais pesada praticada antes do estirão de crescimento pode prejudicar a estatura final do jovem.

Na Bodytech é possível ter um horário diferenciado para acessar a academia. Com ele, o jovem tem acesso a toda infraestrutura e aulas coletivas, que além da musculação, pode ser um ótimo caminho para ter uma maratona de atividade ativa.

Dicas e orientações

1 Nada de inventar ou buscar soluções na internet. Reproduzir o que não foi feito para você é um erro grave e pode acarretar lesões sérias.

2 Devagar e sempre. Nada de excesso de peso nas cargas, a evolução deve acontecer aos poucos. Comece sempre com pesos menores.

3 Cuidado com os conselhos alheios. A orientação que vale é sempre a que vem de profissionais de nutrição e educação física. Seguir os conselhos do amigo nem sempre vai ser bom para você.

4 Procure ajuda profissional. Quem dita as regras é sempre um profissional capacitado, é ele quem vai te dizer quanto peso pegar e de que forma fazer o exercício sem prejudicar a postura. Não faça nada além do que o seu personal te indicar.

5 Cuidado na hora de pegar e guardar o peso. Para evitar lesões, o exercício deve ser feito com segurança do começo ao fim.

6 Cuidado com exageros. Um treino de 30 a 40 minutos, três vezes por semana, é o suficiente para um adolescente que quer começar a fazer musculação.

7 Intercale a musculação com uma atividade aeróbica. Pode ser desde uma corrida na esteira, ou mesmo jogar uma partida de vôlei ou futebol antes ou depois da academia.

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