Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Obras nas Pontes da Juçara e Vitória estão sendo finalizadas

Ponte da Juçara foi uma ideia dos moradores para facilitar o acesso de quem vem da MA-201, a Estrada de Ribamar, sentido Cohatrac e adjacências

Foto: Reprodução

O Governo do Maranhão está finalizando a construção de duas pontes na Grande Ilha. Uma na estrada Nossa Senhora da Vitória, a Ponte da Vitória, que dá acesso à MA-202 (Estrada da Maioba), e a outra é a Ponte da Juçara, que interliga as MA-201 (Estrada de Ribamar) e MA-202. De acordo com cronograma da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), as obras serão entregues ainda em dezembro.

As pontes fazem parte do conjunto de intervenções já realizadas na região, como a mudança na geometria da Forquilha e o melhoramento de ruas e avenidas do bairro, com drenagem profunda, processo que evita os temidos alagamentos.

Outra importante obra é o melhoramento das MA-201 e 202, que recebem constantemente manutenções preventivas com o objetivo de viabilizar o tráfego com segurança e comodidade. As cidades de São Luís, Paço do Lumiar e São José de Ribamar são diretamente beneficiadas com esses investimentos em infraestrutura.

“As intervenções de mobilidade urbana na Grande Ilha garantem mais qualidade de vida, conforto, comodidade das pessoas com um trânsito melhor, menos tempo para os engarrafamentos e mais tempo para as famílias, mais acesso aos serviços públicos como saúde e segurança que eram prejudicados devido às dificuldades de acesso”, frisou o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.

Ponte da Juçara

Antes das obras do Governo do Maranhão, a Ponte da Juçara era famosa pelo perigo que representava à população. Para ter acesso da Estrada de Ribamar ao Cohatrac e adjacências, os moradores construíram uma ponte com talos de juçareira. Agora, as equipes da Sinfra estão trabalhando para garantir a acessibilidade com segurança, os 15 metros de extensão da ponte estão sendo feitos em concreto protendido, técnica que reforça a base, permitindo maior peso em sua estrutura.

O morador Wellinton de Alencar, de 51 anos, relembra como foram os tempos em que tinha que construir o acesso para chegar a sua casa. “Toda vez que chovia tínhamos que fazer a ponte de novo porque a chuva levava. E era perigoso atravessar. Já cansei de acompanhar as pessoas aí para atravessar. Já teve gente que caiu aí. Agora, graças a Deus, estão construindo essa ponte e vai ficar tudo melhor”, comemora Alencar.

O motociclista João Maria da Silva precisa passar pela Ponte da Juçara todos os dias para ir ao trabalho. Ele descreve a situação do lugar durante o inverno. “Isso aqui era horrível porque antes nem se passava com moto porque tinha uma juçareira aqui e em tempo chuvoso a água ficava na cintura. Agora vai melhorar, com essa ponte aí vai ficar 100%”, comenta o motociclista.

Ponte da Vitória

Já a Ponte da Vitória fica na estrada de Nossa Senhora da Vitória e interligará os bairros Parque Vitória, Parque Jair, Alto do Turu e adjacências à Estrada da Maioba. A conclusão do projeto ajuda a desafogar o trânsito na área e oferece melhores condições de trafegabilidade na região.

O morador Antônio Silveira, de 54 anos, conta que o lugar já apareceu nos noticiários pela sua insegurança, mas após as ações do Governo, como o Programa Interbairros, que pavimentou e iluminou o lugar, a situação agora é outra.

“Aqui era perigoso demais e a gente vivia com medo. Agora está melhorando. Já asfaltaram, colocaram luz e tão concluindo essa ponte aí”, diz o morador.

Mais mobilidade

Para complementar as ações na Grande Ilha, o Governo do Maranhão está construindo ainda um corredor de ligação da MA-201 (Estrada de Ribamar) à MA-202 (Estrada da Maioba). A ponte conhecida como Ponte Pátio Norte tem 220 metros de extensão e seu acesso vai facilitar a trafegabilidade na Forquilha, além de diminuir o fluxo do trânsito. A obra está em andamento.

Mais Asfalto Grande Ilha

O Programa Mais Asfalto é uma ação contínua do Governo do Maranhão em parceria com as prefeituras. Nesta nova etapa do Mais Asfalto na Grande Ilha, as quatro cidades – São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar – serão contempladas.

O investimento de R$ 80 milhões vai garantir a recuperação de 200 km de vias, que somados aos 300 km já recuperados pelo Governo, vão chegar a 500 km de avenidas e ruas restauradas. O resultado das ações garante o ir e vir com segurança e a comodidade de aproximadamente 1,4 milhão de habitantes que vivem nas regiões.