Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Equipes trabalham para resolver problema em conexão do Sistema Italuís

Para fazer o conserto, é necessário esvaziar o sistema, o que provoca interrupção temporária no abastecimento de água nos 159 bairros atendidos pelo Sistema Italuís.

Foto: Reprodução

Equipes trabalham desde o fim da noite de sábado (9) para resolver um problema na conexão feita no novo Sistema Italuís. A falha foi detectada após o reinício do bombeamento de água na nova adutora.

O problema está numa peça fabricada por uma das empresas contratadas para fazer a instalação da nova adutora.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) tem equipes trabalhando no local de forma permanente, junto com as empresas responsáveis pela obra. O governador Flávio Dino está no local, nas margens da BR-135, supervisionando a obra e o trabalho dos engenheiros e técnicos.

Para fazer o conserto, é necessário esvaziar o sistema, o que provoca interrupção temporária no abastecimento de água nos 159 bairros atendidos pelo Sistema Italuís.

“A Caema está atuando junto com a empresa fabricante da peça que deu problema. Estamos fazendo uma avaliação e tomada de decisão da forma mais rápida possível para restabelecer o sistema”, afirmou Carlos Rogério, presidente da companhia.

Ele frisou que a responsabilidade pelo problema está sendo apurada para que as providências necessárias sejam tomadas. “Temos que fazer uma avaliação do que aconteceu, mas a peça é de responsabilidade da empresa construtora”, disse.

O proprietário da empresa responsável pela peça disse que os profissionais estão atuando para identificar a falha. “Estamos vendo o que realmente aconteceu. Sabemos que é nessa peça que está o problema”, disse Ene Pires, da Memps Montagem.

Assistência

O problema também afetou uma casa que fica perto da conexão. A água que vazou prejudicou a estrutura de uma residência. O governador Flávio Dino conversou com uma das moradoras da casa e providenciou todo o reparo necessário.

“Estamos bem mais tranquilos agora. Estava preocupada. Mas ele [governador] já mandou resolver e estou bem tranquila. Não deixou a gente na mão”, disse a moradora Euvenice Pinto Lira.

Confira a nota da Caema

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) vem a público informar que:

1. Contratou as empresas privadas Edeconsil Construções e Locações, PB Construções, EIT Construções e para realizar a obra da nova adutora do Sistema Italuís.
2. Na tarde da última sexta-feira (8), foi finalizado o serviço de interligação da nova adutora, antes do prazo estabelecido.
3. Infelizmente, na noite de sábado (9), ocorreu vazamento de grande porte no começo do Campo de Perizes, na junta Y. A peça, fabricada pela empresa Memps Engenharia, não suportou a pressurização na linha de distribuição.
4. Desde o momento do rompimento, equipes da CAEMA e das empresas privadas trabalham no local ininterruptamente, para a resolução do problema.
5. Nesse momento, está sendo feito reestabelecimento emergencial, para permitir que as empresas privadas contratadas (Memps Engenharia, PB Construções, Edeconsil Construções e Locações e EIT Construções) encontrem a solução definitiva para o problema, de responsabilidade deles.
6. Novas informações serão repassadas à população nas próximas horas, à medida que os trabalhos de reparo avancem.

Carregando