Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Dicas para economizar no gás de cozinha

O preço do botijão de gás sofre reajuste constante e, apesar de ser um item que tem uma boa durabilidade, pesa no bolso do consumidor na hora de comprar.

Imagem: reprodução pixabay.com

O preço do botijão de gás sofre reajuste constante e, apesar de ser um item que tem uma boa durabilidade, pesa no bolso do consumidor na hora de comprar. O gás de cozinha está presente na maioria das casas brasileiras e a boa notícia é que é possível economizar apenas com algumas mudanças de hábito e atenção desde a hora da compra. Veja abaixo algumas dicas para economizar no gás.

Na hora da compra – A primeira dica vale mais para a segurança. Compre botijões de gás de distribuidores autorizados e verifique sempre as condições do botijão. Recuse botijões amassados, com ferrugens, com lacre violado e que não tenham o nome da fabricante no corpo do botijão. Além de evitar a compra de botijões falsificados é uma questão de segurança para toda família.

Limpe o fogão – A limpeza do fogão é muito importante para que o uso do gás aconteça de forma correta, pois queimadores entupidos geram grande desperdício de gás, além do risco de causar acidentes.

Verifique a mangueira – Verifique sempre a mangueira e o registro do fogão, pois em mau estado podem causar vazamentos, o que além de desperdiçar o gás do botijão pode causar sérios acidentes. Procure fechar o registro quando não estiver em casa.

Tampe as panelas na hora de cozinhar – Para aproveitar melhor o calor do fogão e cozinhar mais rapidamente os alimentos mantenha as panelas fechadas, isso ajuda no processo de cozimento. Em alguns casos, como o cozimento de legumes, você pode desligar o fogo alguns minutos antes e deixar que o alimento termine o cozimento sozinho com a panela fechada.

Use panelas de pressão – As panelas de pressão são as maiores amigas de uma cozimento rápido. Não tenha medo de usar esse tipo de panela, baste ter o cuidado adequado como verificar a borracha e evitar o entupimento da válvula de pressão. lave muito bem esses itens após o uso, pois a sua limpeza e manutenção garantirá o melhor desempenho da sua panela.

Use as panelas certas – O tamanho da panela também pode interferir no tempo de cozimento. Panelas muito pequenas em chamas maiores pode gerar um desperdício de gás pelas laterais. Já uma panela muito grande costuma demorar mais para esquentar o seu interior o que faz com o tempo no fogão seja grande. O ideal é escolher uma panela proporcional aos alimentos e ao queimador do fogão.

Uso do forno – Ao utilizar o forno procure não abrir a tampa antes do tempo mínimo recomendado pela receita, pois cada vez que o forno em funcionamento é aberto o calor sai para fora e até o forno se estabilizar de novo terá gasto uma quantidade de gás que poderia ter sido evitado. Outra dica é ao preparar dois alimentos no forno, caso tenha espaço, tente assar tudo junto. alguns fogões possuem uma tecnologia que permitem que um alimento doce seja feita ao mesmo tempo que um salgado.

Carregando