Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Casarão Tecnológico será inaugurado na sexta (19), no Centro Histórico de São Luís

O projeto é uma iniciativa da Secti por meio do programa Inova Maranhão, inspirada em modelos de inovação do exterior

Foto: Reprodução

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), vai inaugurar na próxima sexta-feira (19), o primeiro hub de inovação do estado, o Casarão Tech Renato Archer, localizado na Rua da Estrela, no Centro Histórico de São Luís.

Com ampla estrutura de laboratório maker, laboratório kids, espaço de coworking, auditório, sala de reunião, sala para incubação de empresas, e sala de treinamentos, o prédio histórico tem a missão de inserir o estado no cenário tecnológico e inovador do Brasil. A proposta é ser um espaço para reunir e conectar empreendedores e empresas inovadoras (startups).

O projeto é uma iniciativa da Secti por meio do programa Inova Maranhão, inspirada em modelos de inovação do exterior, onde prédios reúnem os principais players e talentos ligados à inovação e, dessa maneira, fortalecem a economia criativa local.

“O Governo do Maranhão tem investido muito em ciência e tecnologia, o Casarão Tech Renato Archer é resultado desse investimento. Aqui teremos diversas atividades, todas buscando incentivar e desenvolver novas empresas”, destacou o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles.

Além de ser focado em iniciativas voltadas para o empreendedorismo digital e empresarial, o Casarão Tech promoverá a inclusão social da comunidade do entorno. Aberto ao público, o hub de tecnologia do Maranhão, também terá espaço destinado para as 67 startups aprovadas na primeira fase do edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA Nº 034/2017.

Os membros das startups aprovadas na primeira fase do edital do Inova Maranhão participarão do Workshop Lean Startup durante três dias.

Homenageado

O primeiro hub do Maranhão homenageia um maranhense. Renato Archer foi vice-governador do Maranhão, Ministro das Relações Exteriores, Ministro da Previdência Social, e o primeiro Ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil. Homenageado por diversas instituições de todo o país, o maranhense que teve importante papel em lutas democráticas e populares dá nome ao Casarão Tech Renato Archer.

Inova Maranhão

O Programa Inova Maranhão tem por objetivo fomentar a criação de empresas de base tecnológica e estimular a inovação nas empresas maranhenses. O programa atua no fomento a criação de empresas de base tecnológica por intermédio de editais da FAPEMA e processos de pré-aceleração, aceleração e incubação de empresas.

Busca, também, o desenvolvimento de estudos e implantação de laboratórios com vistas à instalação de Parque Tecnológico do Maranhão tendo como foco o setor aeroespacial e os nanosatélites.