Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Porto do Itaqui realiza manobra teste no Berço 108

A manobra foi executada com êxito e possibilitou a realização de todos os testes relacionados à operação no píer

Foto: Reprodução

O navio Shamrock Mercury, de bandeira Panamenha, atracou às 8h50 desta terça-feira (16), para nacionalizar carga de etanol em manobra teste do Berço 108 do Porto do Itaqui. A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), coordenou a manobra que encerra a etapa de comissionamento do berço (transição entre a construção e a fase operacional).

A manobra foi executada com êxito e possibilitou a realização de todos os testes relacionados à operação no píer, entre os quais a validação de acesso na bacia de evolução, acostagem, defensas marítimas, unidades de amarração e arranjo de amarração (avaliação da quantidade de cabos utilizados).

“Em 2015, quando assumimos, a construção do Berço 108 encontrava-se praticamente paralisada, com o convênio federal com pendências técnico administrativas. Por determinação do governador Flávio Dino, iniciamos imediatamente um trabalho para sanear todos os entraves e evitar a descontinuidade, retomando a produtividade da obra em 90 dias, e, em breve, o Itaqui contará com um novo píer para granéis líquidos”, afirmou Ted Lago, presidente da EMAP.

Com a entrada em operação do Berço 108, prevista para março deste ano, a capacidade de movimentação de granéis líquidos do Porto do Itaqui deve aumentar em 40%, o que equivale a 4 milhões de toneladas/ano.

A manobra é também o momento de validar o posicionamento do navio no berço para operação, a colocação de escadas e prancha e ratificação das regras da Capitania dos Portos do Maranhão, conforme estudos de modelagens e simulações de manobras realizados conjuntamente pela EMAP, Capitania e Praticagem.

Carregando