Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Governo entrega a primeira escola de ensino médio da rede estadual em São Roberto

A escola possui seis amplas salas de aula, laboratório de informática, sala de leitura, sala dos professores, secretaria, diretoria, cantina, pátio e sala de professores

Foto: Reprodução

“Um sonho realizado”. Essas foram as palavras mais ouvidas na entrega do novo Centro de Ensino Professora Gracilde Lima, a primeira escola de ensino médio do município de São Roberto, entregue à comunidade escolar nesta quarta-feira (24).

A escola foi construída pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e possui seis amplas salas de aula, laboratório de informática, sala de leitura, sala dos professores, secretaria, diretoria, cantina, pátio e sala de professores, com investimentos da ordem de R$ 968.894,02. Antes, a realidade era muito diferente. A escola funcionava em um prédio cedido pela prefeitura, onde, pela manhã, estudavam estudantes da educação infantil e fundamental e, à tarde, os do ensino médio.

Para a estudante Lorrana Sousa de Castro Ferreira, 14 anos, estudante do 2°ano, o fato de não ter um prédio próprio dificultava o aprendizado. “O modo de aprendizado era diferente por conta do ambiente. Se a gente precisasse fazer um trabalho e tivesse que colocar nas paredes, ‘tipo’ fazer um mural, não podia, porque como a escola era do município, tinha o trabalho das crianças do turno da manhã”, revelou Lorrana.

Alguns outros alunos estudavam na cidade mais próxima, Esperantinópolis, como a filha da professora de Biologia, Elinete Sá, em busca de melhor oportunidade de ensino. “A minha filha não teve a oportunidade de estudar nesse prédio novo, mas eu fico muito feliz porque outros alunos terão essa oportunidade, esse é um sonho que estamos realizando hoje”, disse.

A cerimônia de entrega da escola foi marcada pela emoção. Na ocasião, o secretário de Educação, Felipe Camarão, em nome do governador Flávio Dino, assinou a ordem de serviço para a construção de uma quadra poliesportiva e de uma Academia de Saúde. E anunciou ainda que o Centro de Ensino Professora Gracilde Lima deixará de ser anexo de Esperantinópolis para ser uma escola sede.

“São Roberto, assim como o Maranhão, vive um momento ímpar em toda a sua história. E eu vim aqui, em nome do governador Flávio Dino trazer essas boas notícias”, afirmou o secretário.

Para a gestora escolar, Elisângela Castro, a nova escola representa a realização de um sonho. “Hoje eu e todos os professores e alunos realizamos um grande sonho. Que é o de ter uma escola bonita, nova e equipada. Agradeço ao governador Flávio Dino, por essa conquista”, destacou.

O aluno do 3° ano, e secretário geral do grêmio estudantil, João Marcos Rocha, de 16 anos, já está ansioso para o início do ano letivo 2018. “As expectativas são as melhores. Agora vamos poder realizar o projeto da professora Elisangela Castro, que é o nosso projeto de arborização. Eu ‘tô’ muito feliz. Uma das melhores sensações do mundo é estudar em um prédio totalmente nosso”, enfatizou João.

Participaram do ato de inauguração o prefeito Raimundo Gomes de Lima; o procurador do Estado e presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares, Vanderley Ramos Santos, autoridades locais e a comunidade em geral.

III Conferência Municipal de Educação

O secretário Felipe Camarão participou ainda, da III Conferência Municipal de Educação de São Roberto, promovida pela prefeitura como etapa preparatória para a Conferência Maranhense de Educação (Comae) 2018, que ocorrerá no mês de abril.

Na ocasião o secretário parabenizou a gestão municipal pela iniciativa. “É fundamental esse momento de debate pela educação. São Roberto e o Maranhão vivem um momento histórico e muito importante para a educação dos jovens maranhenses”, finalizou.