Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Mais de 500 policias militares fazem a Segurança nos circuitos oficiais

Eles realizam rondas e vistorias nas áreas do Centro Histórico, e nos bairros onde há concentração de folia na Região Metropolitana de São Luís.

Policiais também estão mobilizados para cobrir a folia nos bairros. (Foto: Orcenil Júnior)

Mais de 500 policiais militares estão mobilizados para a segurança durante o Pré-Carnaval de Todos 2018, promovido pelo Governo do Estado. Equipes dos batalhões, da Tropa de Choque, Centro Tático Aéreo e Cavalaria se revezam no circuito para monitoramento fixo nos pontos onde há programação. Eles, também, realizam rondas e vistorias nas áreas do Centro Histórico, e nos bairros onde há concentração de folia na Região Metropolitana de São Luís.

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) integra o plano de ações neste período. As ações, promovidas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), prosseguem até dia 4 de fevereiro, quando encerram as prévias carnavalescas.

“A polícia está trabalhando antecipadamente nos eventos do Carnaval. Elaboramos um plano de contenção de crimes com foco direto nos bairros; nas áreas onde há apresentações e nas áreas adjacentes, o monitoramento é constante”, afirmou o comandante de Policiamento de Área Metropolitana I (CPAM I), coronel Pedro Ribeiro.

O coronel Pedro Ribeiro antecipou que o trabalho será mais intenso com o início do festejo oficial de Carnaval. “Será quando teremos uma concentração ainda maior, por conta dos desfiles de agremiações e outros eventos”.

No cronograma do pré-Carnaval de Todos, a programação acontece às sextas, sábados e domingos, na Praça Nauro Machado e Praça dos Catraieiros (Centro Histórico), APA Itapiracó (Parque Vitória), Praça da Saudade (Madre Deus) e Espigão Costeiro (Ponta d’Areia). Há também, organizações de blocos e festas em rua nos bairros Vinhais, Cohatrac, Recanto Fialho, Cidade Operária, Cohab que também estão tendo a cobertura da Polícia Militar do Maranhão (PMMA).

As equipes da PMMA trabalham com policiamento a pé, em viaturas e motos. Realizam abordagens e revistas por meio de barreiras e em fiscalização contra uso excessivo de álcool, uso de drogas e para prevenir brigas. Em apoio ao efetivo destacado para o pré-Carnaval, a SSP mantém rondas da polícia militar nos bairros e ações preventivas e repressivas regulares.

Prevenção

O comandante Pedro Ribeiro orienta as pessoas que tenham atenção com os objetos pessoais e levem apenas o necessário para o circuito. Ele recomenda que os aparelhos celulares, item bastante visado pelos suspeitos e maior alvo de roubos, sejam bem guardados e não utilizados em situações de risco. Em caso de ocorrências, procurar o policiamento da área ou acionar o 190.

As ações têm acompanhamento da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), que organiza a programação. O esquema de segurança conta, ainda, com equipes da Prefeitura de São Luís, por meio da Blitz Urbana, Guarda Municipal e Secretarias Municipais de Segurança com Cidadania (Semusc) e de Trânsito e Transportes (SMTT).

 

(Secap)