Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Casa de Apoio do Hospital de Câncer do Maranhão fortalece cuidados aos pacientes do interior

Desde dezembro de 2017 o Governo do Estado inaugurou a primeira Casa de Apoio com a finalidade de acolher pacientes e acompanhantes em busca de tratamento no Hospital de Câncer do Maranhão

Elinelda Santos, paciente do Hospital do Câncer, ao lado da mãe Angelita Soares. (Foto: Rogério Sousa)

Quem deixava o interior do Maranhão em busca de tratamento ou diagnóstico de câncer, enfrentava problemas, que iam desde a separação da família até a busca por um lugar para hospedagem. Desde dezembro de 2017, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inaugurou a primeira Casa de Apoio com a finalidade de acolher pacientes e acompanhantes em busca de tratamento no Hospital de Câncer do Maranhão.

Instalada na Casa de Apoio, localizada no bairro da Madre Deus, Suely dos Santos, 58 anos, acompanha o irmão Sued Cardoso, 38 anos, internado na UTI do Hospital de Câncer do Maranhão. Eles são da cidade de Bacabal e viviam em busca de um lugar para ficar, antes da casa de apoio oferecida pela SES.

“Estou muito feliz, pois sem essa casa não sei como faríamos. É muito bom ver o Governo cuidando das pessoas. Antes, a gente vinha e tinha que ficar correndo de um lado para o outro sem saber se ia conseguir vaga em algum lugar”, contou.

Assim como Suely, inúmeras famílias passam por essa situação e precisam de acolhimento e cuidados especiais, pois permanecem longe de casa por períodos longos.

“Antes de operar eu passei um ano vindo de Santo Antônio dos Lopes até São Luís para poder fazer o tratamento. Todo mês eu tinha que andar muito para arrumar uma casa para ficar. Era muito difícil. Ainda bem que agora a gente pode ficar aqui na Casa de Apoio”, afirmou Elinelda Santos e Silva, 31 anos, que fez uma cirurgia para a retirada de um tumor na região pélvica.

O serviço oferecido é fundamental para garantir continuidade do tratamento dos pacientes oncológicos. “A Casa de Apoio tem essa função de promover a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, reafirmando a esperança da cura, o acesso ao tratamento e o diagnóstico precoce. É um projeto pioneiro do Governo do Estado que só tem a acrescentar no bem-estar destas pessoas”, afirmou Paulo Henrique, coordenador da Casa de Apoio do Hospital de Câncer do Maranhão.

O novo equipamento tem capacidade para oferecer acolhimento de 26 pacientes internados na unidade de referência estadual, servindo como um espaço de assistência humanizada. Os acompanhantes e pacientes acolhidos na Casa de Apoio tem todas as principais refeições fornecidas gratuitamente.

Além dos leitos, a estrutura conta com refeitório, área de vivência, cozinha, banheiros, sala de TV, sala de leitura, sala de estar e área administrativa, com área de repouso para técnicos. O pavimento superior possui três grandes salões, que possibilitam a ampliação dos leitos e serviços.

Carregando