Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Governo define planejamento de segurança do Carnaval de Todos 2018

Mais de sete mil policiais militares estão destacados para a cobertura do circuito oficial do Carnaval de Todos 2018.

(Foto: Karlos Geromy)

Mais de sete mil policiais militares estão destacados para a cobertura do circuito oficial do Carnaval de Todos 2018, realizado pelo Governo do Estado, na capital e cidades do interior. Em reunião nesta quarta-feira (7) no Palácio Henrique de La Roque, comandantes dos batalhões e dos grupamentos especializados definiram com a tropa a organização da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) para o período. O cronograma de operação da Polícia Militar será de caráter preventivo e ostensivo. As ações de policiamento se estendem do dia 9 até a Quarta-Feira de Cinzas (14), cobrindo ainda entorno e bairros adjacentes ao circuito.

O planejamento é pensado para garantir a segurança de quem vai brincar o carnaval e também dos que escolherem outras programações, para que todos possam sair e voltar de suas casas com segurança, pontuou o comandante geral da PM, coronel Frederico Pereira. “Este é um dos grandes eventos que requer maior participação da Polícia Militar e estamos com todos os nossos grupamentos mobilizados para atuar ou prestar apoio nas operações do carnaval para que este seja mais um evento de alegria e paz”, reiterou.

Operações serão montadas em pontos estratégicos dos circuitos, como terminais de viagens (Ferryboat, Terminal Ponta da Espera, terminais de integração e Rodoviária de São Luís) e na entrada da capital. Entre as ações no circuito estão definidas barreiras policiais e blitzen para combater uso abusivo de álcool, de drogas e posse ilegal de armamento, abordagens a pessoas, estabelecimentos e veículos, incluindo ações intensificadas nos ônibus.

As operações Varredura, que consiste em revistas nos bares e locais de grande movimentação popular; e Saturação, que atinge pontos mais específicos com barreiras policiais, busca em veículos e revistas a pessoas, se somam às atividades do plano de contenção de ocorrências para o período carnavalesco.

“Ao longo de todas estas reuniões, e esta foi de definição, temos tratado com os comandos a tarefa de cada um neste período de festividades. A prioridade são as áreas de grande concentração de pessoas, onde haverá mais brincantes, e, paralelamente, a polícia estará fortemente presente nos bairros com as ações rotineiras”, reforçou o coronel Pedro Ribeiro, à frente do Comando de Policiamento de Área Metropolitana I (CPAM I). O CPAM I cobre os bairros da área central da Região Metropolitana de São Luís.

Participam das operações o efetivo militar dos CPAMs I, II e III, Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Batalhão de Polícia de Choque, Batalhão Rodoviário e reforço de equipes da Academia de Polícia Militar. Ainda, apoio do canil, Cavalaria e o Centro Tático Aéreo (CTA) com patrulhamento aéreo e apoio terrestre, que estará de prontidão.

Policiamento

O trabalho regular de policiamento nos bairros com as rondas e ações ostensivas para conter crimes permanecem com atuação da Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam) e efetivo em motos e a pé. As operações Malha Metropolitana, com policiamento em pontos estratégicos da Grande São Luís; e Busca Implacável, intensificando as abordagens a coletivos, estão entre as ações. A população pode acionar ainda o 190, contato do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e os números das viaturas que atendem diretamente na área.

Programação

O Carnaval de Todos 2018 se realiza em pontos da Madre Deus, Praia Grande, Ceprama, Espigão da Ponta d’Areia, Passarela do Samba no Anel Viário e Beira Mar, que este ano terá desfile de grupos folclóricos e shows ao longo da via. O evento gospel promovido na noite da Quarta-Feira de Cinzas, na Praça Maria Aragão; e bairros onde haverá concentração de brincadeiras de rua também estão incluídos na cobertura policial.

 

(Secap)