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O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Compare abacate e avocado

O avocado combina mais com pratos salgados – o abacate, com sobremesas

Foto: Reprodução

Até pouco tempo atrás, o avocado não tinha brechas para brilhar no mercado brasileiro, dominado por seu primo famoso, o abacate. Hoje, porém, ambos dividem espaço na feira.

Não dá para confundi-los: o avocado é bem menor. “E ele possui maior teor de gorduras, menos água e, portanto, tem polpa mais consistente”, observa a nutricionista clínica Larissa Cohen, do Rio de Janeiro.

Os dois, porém, esbanjam vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K, que não costumam abundar em outras frutas. Além disso, concentram, em quantidades parecidas, proteínas, potássio e gorduras. Mas fique tranquilo, viu: elas são monoinsaturadas, consideradas benéficas à saúde.

Graças a esse mix nutricional, os dois frutos estão associados à proteção do coração – só não vale abusar por causa das calorias. “O limite de consumo vai depender das características individuais e do nível de atividade física“, explica Larissa. Enquanto o avocado cai melhor em pratos salgados, o abacate combina com sobremesas. Qual será sua pedida?

Gorduras totais

Abacate- 15,3 g

Avocado- 17,3 g

Carboidratos

Avocado- 6,9 g

Abacate- 7,4 g

Energia

Abacate- 161 cal

Avocado- 176 cal

Gorduras monoinsaturadas

Avocado- 11,2 g

Abacate- 9,6 g

Fibras

Abacate- 4,1 g

Avocado- 2,7 g

Vitamina K

Avocado- 634 mg

Abacate- 599 mg

(Os valores se referem a 100 gramas do alimento)