Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Divulgada concorrência para o concurso da Saúde

O cargo mais disputado da ampla concorrência é o de advogado com 300,5 candidatos para duas vagas.

Foto: Reprodução

Com mais de 44 mil candidatos inscritos para o preenchimento de mil vagas para o quadro efetivo da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), o Instituto AOCP, responsável pela organização do certame, divulgou a concorrência para o concurso da Saúde. As provas objetivas serão realizadas neste domingo (18), com horários distintos, de acordo com o cargo.

O cargo mais disputado da ampla concorrência é o de advogado com 300,5 candidatos para duas vagas. O segundo cargo mais pleiteado é o de enfermeiro, que tem 6.138 inscritos concorrendo a 22 vagas (média de 279 por vaga), seguido do cargo de assistente administrativo, que registrou 172,27 candidatos por vaga.

Para os candidatos que se inscreveram dentro das vagas reservadas aos negros, o cargo mais disputado é o de enfermeiro, com 309,17 pessoas disputando cada vaga disponível, tendo o cargo de assistente administrativo como o segundo mais disputado. As opções mais disputadas nas vagas reservadas à pessoa com deficiência são para odontólogo (10 para 1) e enfermeiro (31 por vaga).

O cargo que mais recebeu inscrições foi o de técnico em enfermagem, com 16.124 inscritos, seguido por enfermeiro (8.055) e assistente administrativo (5.639). Já dentre os que menos receberam inscrições, destacam-se médico endocrinologista (38) e enfermeiro de UTI pediátrica (39).

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, ressaltou que, com o concurso, o Governo do Estado busca viabilizar a ampliação do quadro de profissionais qualificados. “Estamos realizando o concurso e garantindo a estrutura necessária para que os profissionais aprovados no certame possam executar um atendimento cada vez mais eficaz na rede estadual de saúde”, destacou.

As vagas do concurso estão divididas em 28 cargos nas áreas médica, assistencial e administrativa. Os salários variam de R$ 1.000 até R$ 7.425,31. “O grande volume de inscritos reflete a demanda reprimida gerada por quase três décadas sem a realização de concurso para a área da saúde pública no Maranhão. Além de atender às exigências da Lei, o concurso vai fortalecer o quadro profissional técnico especializado nas nossas unidades de saúde, proporcionando melhorias significativas no atendimento prestado à população”, afirmou Vanderley Ramos, presidente da Emserh.

Segundo o Instituto AOCP, organizador do concurso, o local, a sala e o horário de realização das provas foram disponibilizados no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br, desde o dia 29 de janeiro de 2018. O candidato deverá imprimir o cartão de informação no mesmo site.

O certame será aplicado nas cidades de Balsas, Barra do Corda, Caxias, Codó, Imperatriz, Itapecuru, Pinheiro, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, Timon, Zé Doca e São Luís. As demais etapas presenciais do concurso público serão realizadas na cidade de São Luís.

Concurso

A seleção do concurso será feita em duas etapas e os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas de caráter eliminatório. Na fase seguinte, serão realizadas as avaliações de títulos ou experiências profissionais.

No dia da prova, o candidato deverá comparecer com antecedência mínima de 60 minutos do horário fixado para fechamento do portão de acesso ao local de realização da prova, além de estar portando documento original e o cartão de informação do candidato, que contém o horário e o local de prova, disponível no site www.institutoaocp.org.br.

Cargos

O concurso da Emserh oferece mil vagas para diversas áreas. São 51 vagas na área administrativa para candidatos com graduação em direito (com registro da OAB), administração e jornalismo, além de 30 vagas para nível médio e curso técnico como auxiliar. Todos devem apresentar diploma de conclusão da correspondente escolaridade, bem como o registro no órgão de classe.

Para o cargo da área assistencial, o candidato deverá apresentar o certificado de conclusão de curso do nível médio ou o curso técnico equivalente, assim como graduação em biomedicina, farmacêutico-bioquímico, farmácia, fonoaudiologia, enfermagem, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia e terapia ocupacional. Para os cargos de enfermeiro (Obstetra, UTI Neonatal, UTI Pediátrica, UTI Adulto) e fisioterapeuta (UTI Pediátrica e Neonatal) é necessário ter pós-graduação ou experiência comprovada de dois anos na função.

Carregando