Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Galaxy S9 e S9+ são apresentados na Mobile World Congress 2018

Os dois novos dispositivos foram apresentados por Koh Dong-jin, também conhecido como DJ Koh, presidente da divisão mobile Samsung.

Neste domingo (25), a Samsung retornou à Mobile World Congress, feira que acontece todos os anos na cidade de Barcelona, na Espanha, para anunciar o lançamento de uma de suas principais linhas de smartphones premium: o Galaxy S9 e sua versão ligeiramente maior, o Galaxy S9+. Os dois novos dispositivos foram apresentados por Koh Dong-jin, também conhecido como DJ Koh, presidente da divisão mobile Samsung.

Segundo comenta Loredana Sarcinella, Diretora Sênior de Marketing para Dispositivos Móveis da Samsung Brasil, “com 1.2 trilhões de fotos tiradas em 2017, 5 bilhões de emojis compartilhados diariamente e 1 bilhão de gifs compartilhados por dia, as pessoas estão se tornando cada vez mais sociais“. Ela complementa que, pensando nisso, “a Samsung propõe transformar o jeito que as pessoas se comunicam” ao apresentar o Galaxy S9 e S9+.

Os novos modelos foram construídos com base em 3 principais pilares: câmera, entretenimento e conectividade.

Design

IMG 7569 720x540 - Galaxy S9 e S9+ são apresentados na Mobile World Congress 2018

As grandes novidades do S9 e S9+ em relação ao design estão no reposicionamento do sensor de impressões digitais, agora localizado abaixo da câmera traseira e muito mais fácil de ser alcançado (sem borrar as lentes da câmera); e da inclusão de uma segunda câmera traseira (apenas no caso do S9+).

Além disso, pequenos detalhes como a redução ainda maior das bordas e a ocultação dos sensores de reconhecimento facial e íris (no topo do aparelho) fazem parte da nova forma dos aparelhos.

O S9 melhora o aproveitamento da área frontal, com uma tela que passa a ocupar 84,4% do espaço (contra os 83,9% do S8). Eles também são 1,4mm menores do que o S8 e possuem certificação IP68 que garantem resistência à água e poeira. Além disso, eles contam com entrada para fones de ouvido, sendo que a Samsung inclui fones AKG (os mesmos do S8) junto com os aparelhos.

Essas alterações indicam que os novos smartphones S9 e S9+ são aprimoramentos muito bem vindos dos modelos lançados no ano passado (Galaxy S8 e S8+), que já são muito bons, sem alterações drásticas em design.

Hardware
Processador
Os smartphones possuem duas “opções” de processadores. Nos EUA e no Brasil, tanto o Galaxy S9 quanto o Galaxy S9+ virão com um Snapdragon 845, mais novo chip topo de linha da Qualcomm.

Porém, o processador internacional é o Exynos 9810, que é um octa-core da própria Samsung. Ele fará parte dos aparelhos nas demais regiões.

Memória e armazenamento
Se tratando de memória RAM, o S9 terá 4 GB enquanto o S9+ terá 6 GB. No entanto, ambos os aparelhos virão com versões de 64, 128 e 256 GB de armazenamento interno.

Ah, e os dois também possuem slot para cartão de memória de até 400 GB. No Brasil, os aparelhos vão aceitar dois chips de operadora.

Bateria
As baterias permanecem iguais as da linha S8, sendo 3000 mAh no Galaxy S9 e 3500 mAh no Galaxy S9+. O que pode ser decepcionante para alguns e óbvio para outros.

Sensor de digitais e certificação IP68

IMG 7566 720x540 - Galaxy S9 e S9+ são apresentados na Mobile World Congress 2018
Se tem uma coisa que quase todo mundo concorda é que o sensor de digitais do S8 poderia ter sido colocado em um local de mais fácil acesso.

Pelo visto, a Samsung ouviu as críticas e o posicionou o sensor de digitais do S9 abaixo da câmera traseira, ao invés de posicioná-lo ao lado da mesma. Ao fazer isso, é menos provável que você ponha o dedo na lente da câmera acidentalmente.

Por fim, ambos os smartphones possuem certificação IP68, o que garante que eles são à prova d’água e poeira.

Câmera

IMG 7533 720x540 - Galaxy S9 e S9+ são apresentados na Mobile World Congress 2018
Todo topo de linha que se preze tem um bom conjunto de câmeras. Neste caso, não é diferente, já que os smartphones apresentam vários novos “brinquedinhos” para quem ama tirar fotos e fazer vídeos. Aliás, este item é também um dos principais diferenciais entre o S9 e S9+.

Enquanto o Galaxy S9 possui uma única câmera traseira de 12 MP com abertura f/1.5 e f/2.4, o Galaxy S9+ virá com duas câmeras traseiras de 12 MP: uma com lente grande angular e abertura de f/1.5 e f/2.4; outra com lente telefoto com abertura de f/2.4. No S9+, há também o Zoom Ótico de 2x.

As câmeras traseiras do S9 e S9+ também possuem foco automático (AF) e possuem sensores de estabilização ótica de imagem (OIS).

Quanto à câmera frontal, temos uma câmera de 8 MP com abertura f/1.7 e foco automático (AF) em ambos os aparelhos.

Foco Dinâmico: o famoso efeito Bokeh introduzido desde o Galaxy S8 (e melhorado no Note8) também está presente aqui, com melhorias: agora existem modos de desfoque para você personalizar os borrados ao fundo.

Novos Recursos das Câmeras

Galaxy S9 Plus modo automatico 720x405 - Galaxy S9 e S9+ são apresentados na Mobile World Congress 2018
A primeira grande novidade é o recurso Dual Aperture (abertura dupla, em tradução livre), onde a câmera principal altera a abertura da lente entre F/1.5 e F/2.4, de forma inteligente, dependendo da quantidade de luz do ambiente, similar ao que o olho humano faz quando precisa receber mais ou menos luz.

Mas então, como isso funciona? É simples: ao aumentar a abertura da lente (passando para F/1.5), a luz pode entrar com maior facilidade durante a noite. Ao contrário, quando há muita luz no ambiente, o aparelho pode reduzir a abertura (passando para F/2.4).

A segunda novidade é o Multi-frame Noise Reduction (redução de ruído em múltiplos frames, em tradução livre), responsável por reduzir consideravelmente o ruído de imagens tiradas em condições de baixa luminosidade.

Pelos primeiros testes, nota-se que este combo de recursos torna a câmera dos Galaxy S9 e S9+ invejável.

Super Slow-Mo

modo superlento 720x405 - Galaxy S9 e S9+ são apresentados na Mobile World Congress 2018
Vídeos em slow motion não são uma novidade, mas o super slow-mo (gravação com 960 fps ou frames por segundo) tem seus diferenciais. Além de gravar vídeos em velocidades ultra-lentas, a câmera é capaz de reconhecer o movimento do objeto a ser filmado e, no instante certo, ativar o slow motion.

Além disso, o usuário ainda pode acrescentar uma “trilha sonora” (já existem algumas opções disponíveis no software da câmera) ou transformar os vídeos em um GIF. A ideia é poder compartilhá-los em qualquer rede social, além da possibilidade de colocá-los como papel de parede.

Autenticação Inteligente
A Samsung agora reúne em uma única funcionalidade os métodos de reconhecimento e desbloqueio do aparelho através da íris e da face. Essa novidade, chamada de “autenticação inteligente” (Intelligent Scan, em inglês) dá mais opções ao smartphone para acelerar e garantir a correta identificação do usuário em diferentes situações de luz.

Aliados a estes recursos há ainda a possibilidade de destravar o aparelho ou aprovar atividades através do reconhecimento de impressões digitais, com o sensor reposicionado na traseira do aparelho.

AR Emoji

AR EMOJI 720x405 - Galaxy S9 e S9+ são apresentados na Mobile World Congress 2018

Funcionando de forma semelhante aos Animojis do iPhone (que você pode ler mais sobre aqui), os AR Emoji analisam seu rosto para criar um personagem customizável. Após escolher cores, roupas e penteados, o usuário pode salvar em forma de GIF e compartilhar para quem quiser.

Bixby Vision
Agora você pode apontar sua câmera e fazer traduções em tempo real com o Live Translation. O recurso também é capaz de mostrar localizações em realidade aumentada.

Também é possível tirar a foto de um alimento e saber através do Bixby Vision suas informações calóricas.

Tela e Áudio

IMG 7535 720x540 - Galaxy S9 e S9+ são apresentados na Mobile World Congress 2018

Sendo o display de bordas minimalistas o principal acerto da linha S8 no ano passado, é natural que se mantenha este ano. Dito isto, o Galaxy S9 possui uma tela Super AMOLED de 5,8 polegadas e resolução Quad HD+ (2960 x 1440 pixels). Enquanto o Galaxy S9+ possui como diferencial o tamanho da tela: 6,2 polegadas.

No entanto, houve uma redução ainda maior nas bordas. Com isso, a tela ocupa ainda mais espaço na parte frontal do aparelho, tanto na vertical quanto na horizontal.

Na parte de som, uma novidade muito bem vinda: ambos os modelos possuem caixas caixas de som estéreio da AKG, com suporte ao padrão Dolby Atmos de som surround tridimensional proprietário da Dolby.

Samsung DEX
O Dock lançado no ano passado junto com a linha S8 ganhou uma nova versão. O Samsung DEX, que serve para transformar o smartphone em um computador de mesa, agora possui suporte a resoluções de tela maiores e passa a permitir que o smartphone funcione como touchpad. Assim, é possível controlar o que você vê na tela do monitor, sem necessariamente incluir um teclado e mouse, embora estas últimas opções também sejam possíveis.

Outra modificação bem vinda é que não fica mais bloqueado o acesso à entrada de áudio do smartphone (entrada de fones de ouvido). Além disso, foram inclusos diversos protocolos de personalização e segurança pensados para empresas. É possível adicionar logos, proibir uso de aplicativos específicos e atualizar os aparelhos para atender às necessidades de segurança corporativa.

IMG 7526 720x540 - Galaxy S9 e S9+ são apresentados na Mobile World Congress 2018

 

Galaxy S9

  • Processador octa-core Exynos 9810 (internacional) ou Snapdragon 845 (EUA e Brasil) com arquitetura de 10nm e 64bit;
  • Display de 5,8 polegadas Quad HD+ curvo, com display Super AMOLED e formato 18:5:9;
  • Suporte para padrões 4G/4G+/LTE cat. 18, redes 4×4 MIMO (enhanced);
  • Câmera traseira única “super speed” de 12 MP e tecnologia Dual Pixel, com autofoco (AF); sensor de estabilização de imagens (OIS) e abertura variável (F1.5/F2.4);
  • Câmera frontal de 8MP, com autofoco (AF) e abertura F/1.7;
  • 4 GB de memória RAM;
  • 64/128/256 GB de armazenamento interno;
  • Suporte para cartão SD de até 400 GB;
  • Bateria de 3000 mAh;
  • Disponível nas cores Preto (Midnight Black), Azul (Coral Blue), Ultravioleta (Lilac Purple) e Cinza (Titanium Gray).

Galaxy S9+

  • Processador octa-core Exynos 9810 (internacional) ou Snapdragon 845 (EUA e Brasil) com arquitetura de 10nm e 64bit;
  • Display de 6,2 polegadas Quad HD+ curvo, com display Super AMOLED e formato 18:5:9;
  • Suporte para padrões 4G/4G+/LTE cat. 18, redes 4×4 MIMO (enhanced);
  • Câmera traseira dupla “super speed” de 12 MP e tecnologia Dual Pixel, com autofoco (AF); sensor de estabilização de imagens (OIS) e abertura variável (F1.5/F2.4) na principal e abertura f/2.4 na secundária;
  • Câmera frontal de 8MP, com autofoco (AF) e abertura F/1.7;
  • 6 GB de memória RAM;
  • 64/128/256 GB de armazenamento interno;
  • Suporte para cartão SD de até 400 GB;
  • Bateria de 3500 mAh;
  • Disponível nas cores Preto (Midnight Black), Azul (Coral Blue), Ultravioleta (Lilac Purple) e Cinza (Titanium Gray).

As vendas do Galaxy S9 e S9+ começam nos Estados Unidos no dia 16 de março, pelos preços de US$ 719 (S9) e US$ 839 (S9+).