Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Intel e fabricantes prometem notebooks com Internet 5G em 2019

PCs poderiam se conectar às redes 5G com o uso dos “chips” eSIM.

Foto: Reprodução

A Intel pretende incluir seu modem 5G em novos computadores a serem lançados ao longo de 2019 pela Dell, Lenovo e HP, além dos futuros Surface, da Microsoft. O modem XMM 8000 permitirá que PCs com Windows 10 tenham acesso constante à Internet móvel. A nova tecnologia deve trazer aos computadores funcionalidades online semelhantes ao que o consumidor já experimenta em celulares e tablets.

Computadores equipados com modens 5G teriam capacidade se conectar com a Internet em tempo integral, da mesma forma como acontece em smartphones com 4G. A Microsoft tem apostado nesse novo perfil de uso com o programa Always Connected PC que deve também envolver os primeiros laptops com processadores Snapdragon da Qualcomm, aguardados para os próximos meses.

Como usam CPUs de celulares, esses computadores já teriam acesso às redes móveis naturalmente. Com o XMM 8000, a Intel se posiciona para oferecer uma alternativa aos produtos da Qualcomm quando o assunto é a conectividade às redes móveis de dados.

A grande diferença, no entanto, tem relação com a adoção da tecnologia eSIM: em vez de um cartão nanoSIM de telefonia, o usuário de um laptop com XMM 8000 da Intel e rede 5G utilizaria o novo padrão de SIM card eletrônico. Ele vai possibilitar a contratação de diversos planos de dados de operadoras diferentes, sem a necessidade de trocar de chip.

Durante a Mobile World Congress (MWC) 2018, a Intel fez demonstrações da tecnologia em funcionamento em um notebook 2 em 1 equipado com Core i5 de oitava geração e o modem XMM 8000. Foi exibido o streaming de um vídeo 4K via rede 5G, mostrando a alta capacidade de transferência de dados prometida para essas novas redes.

Ainda durante a MWC 2018, a Intel revelou planos referentes a outras tecnologias de rede sem fio. A marca monstrou, por exemplo, um laptop equipado com modem Wi-Fi 802.11ax, novo padrão da tecnologia wireless para redes ainda mais rápidas.

Carregando