Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Faróis do Saber são revitalizados nas cidades de Presidente Vargas e Rosário

As duas unidades são equipamentos cultural e educacional importantes como suporte para o ensino e de pesquisa à a comunidade.

Foto: Reprodução

O Governo do Maranhão entrega, nos dias 26 e 27 deste mês, dois Faróis do Saber revitalizados, nos municípios de Presidente Vargas e Rosário. As duas unidades são equipamentos cultural e educacional importantes como suporte para o ensino e de pesquisa à a comunidade.

A ação é realizada por meio das Secretarias de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) e da Educação (Seduc). Com mais esses dois faróis entregues, já são 11 revitalizados. Outros 11 estão em obras e mais oito terão as obras iniciadas nos próximos dias. Com a reforma na estrutura física, os faróis recebem recursos de acessibilidade, com piso tátil, rampa e portas alargadas. São climatizados e os acervos são atualização.

“Cada farol é um equipamento muito importante para o desenvolvimento da cidade. A nossa intenção é que ele seja um espaço acessível e utilizado por todos, como ferramenta de aprendizado”, destacou o secretário de estado de Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Os faróis reabertos mudando a realidade no ensino dos municípios. São frequentados pelos jovens estudantes e a comunidade. “A revitalização dos Faróis do Saber representa o compromisso do Governador Flávio Dino com a melhoria da qualidade de vida do povo maranhense, garantindo espaços culturais de incentivo à leitura e à educação nos municípios” frisou o secretário de estado da Educação, Felipe Camarão.

Presidente Vargas

A entrega em Presidente Vargas será realizada na tarde desta segunda-feira (26). Após dois meses de reforma, o Farol do Saber Professora Maria Aparecida G. Nascimento Ferreira será devolvido para a população como um espaço de incentivo à leitura, pesquisa e à difusão cultural.

A obra que recebeu o investimento de R$ 229.805,60 e incluiu a troca completa do piso, janelas, forro e teto, reforço da estrutura da marquise, reforma do banheiro, pintura total, instalação de novos corrimãos e restauração de pontos de corrosão, instalações elétricas e hidráulicas novas, execução de paisagismo externo e recuperação das estantes, dentre outros reparos. O Farol irá receber também novo mobiliário e um reforço no acervo com 100 títulos novos.

A população rosariense terá de volta Farol do Saber Monsenhor Luís Alves Madureira na tarde desta terça-feira (27). A revitalização, que durou cerca de três meses, recebeu investimento no valor de R$ 232.684,94.

Rosário

O município de Rosário passará a ter um espaço digno para que os estudantes realizem os seus estudos e pesquisas de forma mais prazerosa por estarem em um ambiente confortável.

Entre as obras realizas, foram feitas a troca completa do piso, janelas, forro e teto, reforço da estrutura da marquise, reforma do banheiro, pintura total, instalação de novos corrimãos e restauração de pontos de corrosão, instalações elétricas e hidráulicas novas, execução de paisagismo externo e recuperação das estantes, dentre outros reparos.

O Farol do Saber Monsenhor Luís Alves Madureira irá receber um novo mobiliário e um complemento no acervo com 100 títulos novos.

Faróis do Saber

O Governo do Estado no ano de 2016 instituiu a Rede Estadual de Bibliotecas ‘Faróis do Saberes’ que estavam desativados desde 2013 e foram redimensionados para uma gestão compartilhada pela Sectur e Seduc. Das 118 unidades, 24 ficaram sob responsabilidade da Seduc e 94 passaram para a coordenação da Sectur.

Faróis entregues à população:

Farol do Saber Genoveva Pio – São Luís;

Farol do Saber Raimundo Borba Galvão – Mirador;

Farol do Saber Luiza Lima Milhomem – Peritoró;

Farol do Saber Antonio Machado Neves da Costa – São luís;

Farol do Saber Maria Ester Alves – Lago Verde;

Farol do Saber Carolina Mendes Castro – Barreirinhas;

Farol do Saber Vereador Diego Granjeiro – Belágua;

Farol do Saber Professora Eliane Araújo de Sousa – Paulo Ramos;

Farol do Saber Professora Maria Aparecida Nascimento Ferreira – Presidente Vargas;

Farol do Saber Monsenhor Luís Alves Madureira – Rosário.

Faróis com obras em andamento:

Farol do Saber de Viana;

Farol do Saber de São Luís Gonzaga;

Farol do Saber de São José de Ribamar;

Farol do Saber de Codó;

Farol do Saber de Pirapemas;

Farol do Saber de Paraibano;

Farol do Saber de São João do Sóter;

Farol do Saber de Passagem Franca;

Farol do Saber de Timon;

Farol do Saber de Brejo.

Carregando