Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Governo do Maranhão inaugura Iema em Brejo nesta segunda-feira (2)

A inauguração da décima unidade plena do Instituto está marcada para as 10h

Governo do Maranhão inaugura Iema em Brejo nesta segunda-feira (2). Fotos: Divulgação

O Governo do Estado continua avançando na abertura de escolas técnicas em tempo integral no Maranhão. Na segunda-feira (2), uma nova unidade plena do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) será inaugurada em Brejo, ampliando a oferta de vagas aos estudantes que desejam obter uma formação técnica ao mesmo tempo em que cursam o Ensino Médio.

A inauguração da décima unidade plena do Instituto está marcada para as 10h. O prédio fica localizado no povoado Morro Alegre, distante 10 km da sede do município. A unidade ofertará os cursos de agricultura, manutenção e suporte para informática, meio ambiente e serviço jurídico para 160 alunos.

Nova unidade

A escola é construída em parceria com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra). A construção possui área de 2.335 metros quadrados. Inicialmente serão entregues 13 salas de aulas, laboratórios de informática, biologia, química, física e matemática da Base Nacional Comum, biblioteca, área de vivência e refeitório amplos e arejados.

Depois da inauguração, a quadra poliesportiva coberta e demais laboratórios serão finalizados para uso.

“Hoje o Iema é referência nacional e agora Brejo terá essa oportunidade. O Iema se consolida enquanto instituição inovadora criada pelo Governo Flávio Dino como a primeira rede de educação profissionalizante em tempo integral do Governo do Estado na história Maranhão”, disse o reitor do Iema, Jhonatan Almada.

Ele também falou da relevância da rede para o estado: “Este é o caráter singular do Iema, a relevância e a importância que ele tem ao ofertar e democratizar a educação profissionalizante para a população do nosso Estado”.

Preparo

Durante os dias 26, 27 e 28 de março aconteceu a Semana Pedagógica da UP Brejo. A iniciativa promovida pela Diretoria de Ensino (Diren), teve por objetivo familiarizar professores, gestores, enfermeiras, bibliotecárias, intérpretes de libras e profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AE) com os aspectos pedagógicos e de gestão do Iema.

A capacitação também teve como objetivo garantir a apropriação das diretrizes operacionais e planejamento das práticas implementadas pela equipe pedagógica durante todo o ano letivo

Sobre o Instituto

O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) foi criado em 2015 com o intuito de ampliar a oferta de educação profissional técnica de nível médio no estado.

As unidades oferecem infraestrutura, equipamentos e pessoal para o desenvolvimento de cursos técnicos integrados ao ensino médio, respeitando as necessidades locais e as prioridades estratégicas do Maranhão.

Atualmente existem nove unidades plenas, localizadas nos municípios de Axixá, Bacabeira, Pindaré-Mirim, Coroatá, Timon, Santa Inês, São José de Ribamar, e em São Luís (Centro e área Itaqui-Bacanga). Devem ser inauguradas ainda este ano unidades em Cururupu, Matões e Presidente Dutra.

Carregando