Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Realizada grande ação de limpeza no Caratatiua em São Luís

No Bota Fora é feito o recolhimento porta a porta para ampliar os serviços de limpeza na região

Foto: Reprodução

O sábado (7) foi de trabalho e intensificação dos serviços de limpeza urbana em São Luís. Durante todo o dia os serviços de capina, roçagem, remoção manual e mecanizada em pontos de descarte irregular foram concentrados no bairro do Caratatiua. A comunidade aproveitou para descartar de forma ambientalmente adequada os chamados resíduos volumosos – eletrodomésticos que não funcionam, pneus, móveis velhos e entulhos. A ação tem sido levada à vários bairros da capital.

A ação foi executada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana com o objetivo de combater a formação de pontos de descarte irregular de resíduos sólidos no Caratatiua e o surgimento de focos de proliferação do mosquito Aedes aegipty, transmissor de doenças como a dengue, febre chikungunya e zika vírus. Outro objetivo da ação foi educar a população sobre o descarte correto de resíduos sólidos.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destacou a importância da ação. “Os resíduos volumosos são recebidos nos 10 Ecopontos que estão em funcionamento em São Luís. A entrega deve ser feita de forma voluntária pela população, mas no Bota Fora é feito o recolhimento porta a porta para ampliar os serviços de limpeza na região”, disse.

As ações de limpeza no bairro Caratatiua são constantes. A coleta domiciliar é feita de forma regular toda segunda, quarta e sexta no período diurno, entretanto, o bairro tem pequenos pontos de acúmulo de lixo descartado irregularmente, por isso, a realização do Bota Fora e o trabalho de educação ambiental feito porta a porta. A Prefeitura frisa que a comunidade do Caratatiua não deve acumular lixo no seu quintal, além de não fazer o descarte de forma incorreta.

Informa também que materiais recicláveis e resíduos não coletados através do serviço de coleta convencional, como resíduos de construção civil e restos de poda e capina, devem ser descartados em um dos dez Ecopontos já em funcionamento na capital. Os Ecopontos funcionam das 7h às 19h, de segunda-feira a sábado e a população pode fazer o descarte por meio de carroceiros, carros de mão e pickups. Os Ecopontos ficam localizados no Parque Amazonas, Bequimão, Angelim, Habitacional Turu, Jardim Renascença, Residencial Esperança, Jardim América, Cidade Operária, São Francisco e Anil.

Carregando