Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Grupo escoteiro completa 30 anos de escotismo, aventura e cidadania

Com 30 anos de existência, completados no último dia 09, o 1º GECON possui um efetivo de aproximadamente 100 pessoas entre jovens beneficiários do Método Escoteiro e adultos voluntários.

Foto: Reprodução

O 1º Grupo Escoteiro Coelho Neto ou 1º GECON, como é chamado carinhosamente pelos seus membros, foi fundado em 09 de Abril de 1988, por iniciativa na época de 03 (três) funcionários da Alumar – Consórcio de Alumínio do Maranhão, composto pelos Senhores Luis Alberto Hilluy Costa Rodrigues (Presidente da Associação Atlética Alumar a época), Neirimar Wander de Oliveira Gonçalves e José Rodolfo Lopes (Presidente da Fábrica ALUMAR a época), que tinham como objetivo oferecer aos filhos de funcionários da empresa, uma alternativa de atividades voltadas para a formação da cidadania e de envolvimento com a comunidade. O nome do grupo surgiu após concurso entre os filhos dos funcionários da fábrica de uma lista de escritores maranhenses,

Com 30 anos de existência, completados no último dia 09, o 1º GECON possui um efetivo de aproximadamente 100 pessoas entre jovens beneficiários do Método Escoteiro e adultos voluntários, que se encontram todos os sábados das 15 às 18 horas para trabalhar de forma lúdica, divertida e participativa valores, ética e cidadania junto a jovens na faixa etária dos 6,5 anos aos 21 anos.

Muito diferente do que é mostrado nos filmes americanos, os escoteiros não vendem biscoitos. Os propósitos e os princípios desta organização internacional vão muito mais além. As atividades desenvolvidas todos os sábados à tarde visam sempre contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais. Com o passar do tempo essa nova opção de vida, oferece para a sociedade cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.

As atividades escoteiras acontecem ao ar livre e são utilizadas diversas ferramentas educativas como meio de trabalhar a formação dos jovens, sendo eles os principais atores de seu desenvolvimento pessoas, cabendo ao adulto voluntário ser o facilitador da conquista dos objetivos educacionais trabalhados no jovem, em 06 áreas de desenvolvimento: o intelectual, o social, o físico, o espiritual, o afetivo e o caráter.

Ao longo desses 30 anos, o 1° GECON vem trabalhando fielmente os valores do fundador do Movimento Escoteiro, Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, ou simplesmente BP, que é contribuir na formação do jovem, segundo o Método Escoteiro, baseado na Aceitação da Lei e Promessa Escoteira, do Aprender Fazendo, da Vida em Equipe, das Atividades Progressivas, Atraentes e Variadas e o Desenvolvimento Pessoal com Orientação Individual, em conformidade com o Projeto Educativo da instituição. O compromisso dos escoteiros com a boa ação, com Deus e a Pátria é firmada assim que entram no movimento, com a Promessa Escoteira. Esses três itens costumam acompanhar os escoteiros ao longo da vida, mesmo que acabem se afastando do Escotismo, pois “uma vez escoteiro, sempre escoteiro”.

Na história do grupo, passaram centenas de jovens, pais e diversos colaboradores, que ajudaram a construir um legado na formação do caráter e cidadania para a sociedade. Muitos desses jovens atualmente são pais de família, que continuam a sua história no 1° GECON, com os seus filhos, netos ou outros membros da família, que participam todos os sábados das atividades realizadas pelo grupo.

O 1º GECON já passou por momentos foram difíceis na sua história, chegou a ter um efetivo total de 12 pessoas, entre jovens e adultos, mas devido à dedicação dos seus voluntários, antigos escoteiros do grupo e o apoio dos pais deu a volta por cima e hoje possui um efetivo que oscila entre 80 a 110 membros. Em 2008 perdeu do apoio do seu principal patrocinador e fundador (Clube Alumar), que encerrou as suas atividades e o grupo ficou sem local para as suas atividades ou uma sede ou mais recentemente, sendo então acolhido pelo Grande Oriente do Brasil no Maranhão – GOB, uma das três potências da Maçonaria no Maranhão. Em 2017, passou por outra dificuldade quando o Governo do Estado solicitou a devolução da área onde fazia as suas atividade e tinha uma sede há quase 10 anos  grupo parou as suas atividades e mesmo diante dessas dificuldades, o grupo se manteve graças a dedicação dos seus voluntários e das doações que passou a receber de novos apoiadores e colaboradores, além da irmandade recebida pelos outros Grupos Escoteiros que atuam em São Luís, que com o espirito fraternal, ajudaram o grupo de diversa maneiras.

Anualmente o grupo desenvolve diversas ações, entre atividades nacionais como o Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica, Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária, Gincana Virtual (JOTI), o EducAÇÂO Escoteira, que incentiva a realização de atividades em escolas públicas, atividades regionais, como a Semana Escoteira e Acampamentos Regionais, Cursos, Oficinas, que além de promover a socialização entre os jovens, tem um caráter educativo na formação dos mesmos. E as atividades próprias do grupo como campanhas financeiras, acampamentos, ações sociais como arrecadação de donativos para outras instituições.

Nessa longa jornada, as ações desenvolvido de forma voluntária pelos adultos que trabalham com os jovens, os chamados Chefes Escoteiros, tem o seu trabalho educativo junto aos jovens, reconhecido não somente pelos pais, mas também, através das diversas premiações recebidas. O 1° GECON foi o primeiro Grupo Escoteiro do Maranhão, a receber em 2012, o título de Grupo Padrão de Eficiência no Grau Ouro, algo como a ISSO de Qualidade que é o reconhecimento da UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL, pelo seu papel na formação, administração e aplicação do Método Educativo junto aos jovens. De lá para cá, esse trabalho continuou sendo reconhecido, já tendo recebido por 02 vezes o Grau Prata e por 05 vezes o Grau Ouro e agora em 2018, no ano do seu aniversário de 30 anos, mais uma vez foi certificado com o Grau de Eficiência Ouro.

Outras premiações importantes, também são relevantes, ainda é o único Grupo Escoteiro do Maranhão, a receber por dois anos seguido, o prêmio Aurélio Azevedo Marques, que dado aos grupos que obtiveram crescimento do seu efetivo. Também foi o único do estado, a participar da Gincana Cultural Escoteira no ano de 2016, e sendo o único da região Nordeste, a receber premiação pela sua participação nesse evento.

Agora o mais novo grande desafio é conseguir um novo local onde o 1º GECON possa desenvolver as suas atividades de forma definitiva e reconstruir a sua casa pré-montada, onde funcionava a sua sede administrativa, e que esta desmontada desde a saída da área que era do Governo do Estado.

E o resto da história?

Bem, estamos aguardando que você nos ajude a escrever mais linhas neste grande diário de aventuras do 1° Grupo Escoteiro Coelho Neto. Traga os seus filhos e venha nos conhecer e ser um dos nossos associados.  Quem quiser acompanhar de perto as atividades do grupo pode acessar a fan-page no Facebook: https://web.facebook.com/escoteirocoelhoneto.gecon, em nosso blog http://1gecon-ma.blogspot.com.br ou comparecer pessoalmente no Seminário Cristão Evangélico do Norte, localizado na Estrada de Ribamar, Nº 220 – Planalto Aurora, entre o Posto Pingão e a antiga rotatória da Forquilha, todos os sábados, das 15hs às 18hs. Maiores informações podem ser obtidas via e-mail: [email protected] ou através dos fones: (98) 98419-2858 (Claro) / 98822-7142 (OI) (Marcio Nava) ou (98) 98532-4432 (Claro) / 98866-5985 (OI) (Ildejam).

Carregando