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O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Dicas para evitar lesões durante as atividades físicas

A prática de atividades físicas é essencial para o bem-estar físico e mental

Imagem: reprodução shutterstock.com

A prática de atividades físicas é essencial para o bem-estar físico e mental, porém é preciso ter alguns cuidados básicos para evitar lesões durante os exercícios. Seja em práticas orientadas – como em academias, por exemplo – ou em atividades independentes – como a corrida de rua ou o futebol de final de semana – é essencial ficar atento.

Evitando as lesões nas práticas físicas

A falta de cuidado nas práticas esportivas pode desencadear desde dores musculares frequentes a machucados mais sérios, como as lesões de menisco ou de tendões por exemplo. Veja algumas dicas de como preservar o corpo e manter os exercícios em dia.

Preste atenção no corpo: o corpo fala. Se ele der algum sinal, ouça, respeite e avalie. Se ocorrer alguma dor, converse com o professor, orientador ou personal trainer. Se surgiu na prática independente, pause e depois retome, e se a dor continuar, procure auxílio médico.

Cuidado com os calçados: cada tipo de atividade requer um calçado específico. Usar tênis inadequados pode causar problemas sérios após algum tempo, comprometendo as articulações e causando tendinites, por exemplo.

Atenção ao alongamento: o alongamento é um importante aliado na prevenção de lesões. Ele deve ser feito antes das atividades, aquecendo o corpo, e também depois, ajudando na recuperação muscular.

Hidrate o organismo: nunca é demais reforçar a importância de beber água, principalmente para quem pratica exercícios. Um organismo hidratado facilita a eliminação do dióxido de carbono pela respiração e mantém nutrientes na corrente sanguínea.

Alimente-se bem: a nutrição é essencial para manter o corpo saudável e mais resistente. A dica é buscar a supervisão de um profissional de nutrição, que criará o cardápio ideal para o tipo de atividade que você pratica. Isso dará ao corpo o que ele precisa para se manter saudável e forte.

Descanse: bem como exercitar-se é essencial, descansar também é. O corpo precisa de tempo para evitar o aparecimento de lesões e para fortalecer a massa muscular. Praticar exatamente a mesma sequência de exercícios todos os dias da semana aumenta consideravelmente a chance de lesões.

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