Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Conheça as obras de leitura obrigatória da UEMA para o PAES 2019

Leia nossas dicas sobre “Morta e Vida Severina”, “Auto da Compadecida” e “O Mulato”

Para ingressar na UEMA: trechos de livros constarão de três provas. (Foto: Reprodução)

A Divisão de Operação de Concursos Vestibulares, vinculada à Assessoria de Concursos e Seletivos da Reitoria da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) , anunciou os nomes das três obras literárias de leitura obrigatória para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2019. Trechos das obras constarão na prova de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Produção Textual.

Obras obrigatórias

“Morta e Vida Severina” – Autor: João Cabral de Melo Neto

É um livro de poema regionalista e modernista, a obra narra o sofrimento enfrentado por Severino apresentando um poema dramático que relata a dura trajetória de um migrante sertanejo (retirante) em busca de uma vida mais fácil e favorável na capital pernambucana.

“Auto da Compadecida” – Autor: Ariano Suassuna

Trata-se de um drama ocorrido na região Nordeste do Brasil, com elementos da tradição da literatura de cordel, do gênero comédia e traços do barroco católico brasileiro. A obra mistura cultura popular e tradição religiosa. Na escrita, apresenta traços de linguagem oral, demonstrando na fala do personagem sua classe social.

“O Mulato” – Autor: Aluísio Azevedo

Denúncia do preconceito racial na sociedade maranhense e da corrupção do clero, o livro irritou os comprovincianos de Aluísio a ponto de o escritor resolver mudar-se para a Corte, onde faria sucesso. Encontra-se atualmente em domínio público de acordo com as leis autorais do Brasil.

 

 

 

Carregando