Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Diretor confirma teoria sobre Joia da Alma em ‘Vingadores’

Vingadores 4 (título provisório) estreia nos cinemas no dia 2 de maio de 2019

© Marvel Studios

Após Thanos, com a posse de todas as Joias do Infinito, executar seu temível estalar de dedos fatal, metade dos heróis e de toda a população do universo se desfaz em pó no desfecho de Vingadores: Guerra Infinita. Daí em diante, uma série de questões se impuseram diante dos espectadores. Como quase todos os Guardiões da Galáxia, o Homem-Aranha e o Pantera Negra poderiam ter morrido assim, sem mais nem menos, se todos esses personagens tem ao menos mais um filme pela frente? Isso acontece por que a questão mais importante sobre esses heróis não é o que aconteceu com eles, mas onde eles estão.

De todos os artefatos que o supervilão interpretado por Josh Brolin necessitava para completar sua Manopla do Infinito, a mais aguardada era a misteriosa Joia da Alma, cujo paradeiro era desconhecido antes de Vingadores: Guerra Infinita. Para conquistá-la, o Titã Louco teve de sacrificar algo que realmente amava. Assim, a joia, guardada pelo Caveira Vermelha em Vormir, foi conquistada por Thanos quando o antagonista matou Gamora (Zoe Saldana), sua filha adotiva.

Depois que Thanos elimina (ou manda para outra dimensão) metade do universo, o personagem tem uma visão na qual ele encontra a versão infantil de Gamora. Diante da menina, Thanos conta que precisou perder tudo para conquistar seu objeto. De acordo com Joe Russo, codiretor do filme em conjunto com seu irmão, Anthony Russo, a cena emotiva de Thanos com a pequena Gamora se passa dentro da Joia da Alma.

“Fica implícito que isso acontece na Joia da Alma. Tudo ao redor deles está laranja, logo é levado para dentro da Joia da Alma por conta da quantidade de poder que foi necessária para ele estalar seus dedos – ele tem essa experiência fora do corpo. Quando ele entra na Joia da Alma ele tem essa conversa com Gamora”, explicou o cineasta em um encontro com alunos de uma escola em Iowa, nos Estados Unidos (de acordo com a transcrição de suas falas feita por estudantes que estavam presentes na ocasião).

Algumas das propriedades da Joia da Alma são conceder ao seu proprietário o poder para roubar, criar e manipular as almas de todos os seres vivos ou mortos. Ao ser perguntado se Gamora estaria viva dentro dentro da Joia da Alma, Russo confirmou a informação. “Sim, ela de fato está”, disse.

“Não gostamos de papéis bidimensionais ou de vilões tridimensionais. Cada vilão é o herói de sua própria história. Por mais insano, psicótico, brutal e violento que Thanos seja, ele se torna um vilão mais complexo uma vez que você acompanha sua jornada emocional. Ele se importa com as coisas e é complicado para ele cumprir seu plano porque isso lhe custa algo”, disse o diretor. Russo conta que o final do filme serve para mostrar que Thanos “sente emoções genuínas apesar de ser um monstro”.

O diretor não explica o motivo para a Gamora estar viva em sua versão infantil dentro da Joia do Infinito ao invés de aparecer em sua versão adulta. Russo também pode ter intencionado dizer que Gamora está viva apenas na idealização de Thanos. Estaria Thanos preso dentro da Joia da Alma também? Muitas perguntas só serão respondidas com a chegada de Vingadores 4 (título provisório), que estreia nos cinemas no dia 2 de maio de 2019.

 

(Adorocinema / Autor: João Vitor Figueira)

Carregando