Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Mais ambulâncias para o Samu

Dez novos veículos aumentam o atendimento à população

Novos veículos encurtam o tempo-resposta da solicitação (Foto: Reprodução)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) coloca em ação dez novas ambulância. Um dos objetivos da iniciativa é aumentar o plano de ação regionalizada, determinando melhor cobertura da regulação da Central de Urgência e diminuindo o tempo-resposta do pedido.

Um dos avanços é a redução do tempo-resposta das chamadas para menos do prescrito pelo Ministério da Saúde, atualmente entre 15 e 32 minutos em média, segundo a especificação técnica da ambulância. A recomendação do Ministério da Saúde é de uma unidade básica para cada 100 mil habitantes e uma avançada para cada 500 mil.

Entre as ambulâncias do Samu, duas são do modelo UTI Móvel (Unidade de Suporte Avançado – USA), equipadas com desfibrilador (cardioversor) e respirador. A distinção destas para as básicas (USB) está nos equipamentos e também nas equipes de socorristas.

As novas unidades móveis estão atuando na Central de Urgência, no Filipinho, e nas cinco bases descentralizadas estrategicamente distribuídas nos bairros Anjo da Guarda, BR-135 (Maracanã), São Bernardo, Vicente Fialho (Amar) e Cidade Olímpica.

Carregando