Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

SENAI-MA inova com primeira turma de vitrinismo em São Luís

Alunos aplicaram na prática conhecimento adquirido no curso

Turma da 1ª turma do curso de vitrinismo do SENAI-MA. (Foto: Divulgação)

Muita criatividade em moda foi concretizada na forma de vitrines pelos alunos da primeira turma do curso de Técnicas de Vitrinismo do Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Raimundo Franco Teixeira, no Monte Castelo. No decorrer de 21 dias, eles qualificaram-se para ingressar nesse mercado ainda carente de mão de obra especializada em São Luís.

Foram 80 horas para ter uma visão geral de vitrine, cores, iluminação, expositores, designer e clientes, por meio de aulas ministradas por instrutores de referência na área tecnológica têxtil e vestuário. Segundo o instrutor do SENAI-MA, Jean Sandes, a proposta do curso foi preparar profissionais para planejar, conceber e realizar projetos de vitrine, aplicando noções de luz, cor, textura, proporção, equilíbrio e percepção, a partir das necessidades do lojista e do consumidor.

“Tudo que eles aprenderam foram técnicas da base da ocupação de Vitrinismo da Olimpíada do Conhecimento, onde o aluno desenvolve a parte teórica e a parte prática, e aprende não só a vitrine em si, mas também conteúdos sobre marcenaria e elétrica. Ao longo do curso, os alunos conheceram a história da moda, teoria das cores, painel de inspiração, layout de vitrines, técnicas de exposição e estudo da estrutura das vitrines!”, destacou o instrutor Sandes.

Em parceria com o Street Mall Atlanta Center, a atividade final de conclusão do curso foi literalmente colocar a mão na massa, com a aplicação das práticas e das técnicas de exposição e decoração no desenvolvimento de vitrines das lojas Vivi Lima, Lidity, Flor de Lotus e Oxente Tatoo.

“Uma vitrine bem planejada encanta o cliente, que passa a se interessar pelo produto exposto e saber mais da coleção que está à mostra. O SENAI possui know-how na área de vestuário e o Vitrinismo é uma nova experiência onde é transferida aos nossos alunos com o objetivo de qualificar profissionais para atender lojistas locais”, explica o instrutor do SENAI.

Montar uma vitrine requer conhecimento em várias áreas como merchandising, marketing, publicidade, design, moda, pintura, iluminação, marcenaria, entre outras. “O vitrinista é um profissional versátil, que precisa ter muita criatividade e iniciativa para resolver problemas, afinal nenhum lojista é igual ao outro e as vitrines trabalhadas são de dimensões diferentes, assim como produto, tema, conceito, marca e publico alvo”, destacou a coordenadora de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do SENAI-MA, Scheherazade Bastos.

“Eu fiquei surpreso com a ação. Acho que o SENAI deu um passo grande. Eu gostei muito de ter participado. Eles me surpreenderam e fico muito feliz e torço para que mais ações dessas continuem acontecendo”, enfatizou o empresário Fabiano Montenegro, da Oxente Tatoo, que teve sua vitrine remodelada pelos alunos.

Helana Rodrigues, da loja Lidity, que também participou da iniciativa, achou que os alunos estão bem preparados para o mercado. “Eu não sabia o que esperar. Eles foram muito criativos. Fizeram uma pesquisa aprofundada sobre a loja, além disso, pesquisaram o mercado e as redes sociais. Ficou muito legal. Acho que foi interessante ter essa turma preparada. O mercado precisa, porque temos poucos profissionais que fazem cursos fora. A gente percebe a criatividade nos jovens profissionais”, destacou a empresária.

Para o aluno Jhon Silva, o curso de Vitrinismo do SENAI expandiu seu conhecimento sobre o assunto. “Eu ainda sou muito novo nessa área, acredito que ainda devo passar muitas outras experiências boas como essa. O SENAI está nos lapidando para sermos bons profissionais para o mercado de trabalho. Trabalhar com essas vitrines me possibilitou usar ainda mais a minha criatividade”, ressaltou Jhon, que quer continuar se especializando para ser um profissional diferenciado no mercado de trabalho.

Logo depois da apresentação dos projetos para os empresários, os alunos foram realizar um tour pelo shopping para apresentar in loco as vitrines montadas, que receberam elogios de muitos empresários e clientes.

As gerentes do Atlanta Center, Carla e Betania Buhatem, foram unânimes e também elogiaram o trabalho dos novos profissionais de Vitrinismo capacitados pelo SENAI. “Parabéns, e estamos de braços abertos para futuras parcerias. Agradecemos ao SENAI por escolher o Atlanta Center para apresentar essa inovação e aos lojistas que quiseram participar dessa ação. Esse mercado precisa desse profissional. São Luís cresceu com essa inovação do SENAI!”, disse Carla.

Estão abertas as inscrições nos cursos nas áreas de vestuário para junho como costura básica em malhas e designer sustentável, além de novas turmas do curso de Vitrinismo que serão ofertadas durante o ano. Mais informações pelos telefones (98) 3221-6888, 3221-0512 e 3232-0122 ou no nosso site fiema.org.br/cursos. As inscrições são feitas diretamente na unidade do Monte Castelo.

ATENDIMENTO À IMPRENSA

Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA

Nina Mochel e Leonardo Sampaio

(98) 3212-1831/ 99151-7931

[email protected]

[email protected]

[email protected]

Carregando