Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Hemomar faz campanha para doação de sangue

O Hemomar recebe em média 180 doadores por dia. Porém, nos últimos dias essa média caiu para 120/dia

Foto: Marcio Sampaio

Aos 23 anos, a estudante Isabelle Rodrigues sabe o peso do gesto de doar sangue. Doadora espontânea, ela procurou o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) na tarde desta terça-feira (29) para fazer a terceira coleta de sua vida. Para estimular a população a procurar o Hemomar, o Governo do Estado antecipou a tradicional campanha que ocorre em junho, em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado dia 14 de junho.

A doação da estudante foi uma das 97 doações registradas até as 15h desta terça. “É uma forma de ajudar o outro, que não custa nada. Me sinto bem melhor ao fazer algo que fará bem ao outro. Parem de ter medo e venham doar. Não tem nada para temer, é simples e indolor e só vai ajudar”, afirma a jovem.

O Hemomar recebe em média 180 doadores por dia. Porém, nos últimos dias essa média caiu para 120/dia – uma queda de cerca de 30%. “Observamos uma queda mais acentuada a partir desta segunda-feira (28) no número de doadores, mas desde a semana passada houve redução. Consequentemente, isso se reflete no estoque. Vários tipos de sangue estão com estoque abaixo do mínimo desejado, ou seja, estão com estoque crítico”, destacou a coordenadora do setor de captação do Hemomar, Socorro Ferreira.

Segundo Socorro Ferreira, a redução no número de doações tem relação direta com a greve dos caminhoneiros e a crise de combustíveis no país. Outro favor desfavorável é o elevado número de doadores do cadastro doentes. Eles são convocados em período de estoques em situação mais crítica.

“Temos essa estratégia de convocar através de telefone, quando necessitamos de um reforço urgente. Mas as pessoas não estão podendo vir por conta das viroses e gripes. De 10 que convocamos, aparece um. Isso é preocupante. Por isso, chamamos a população para atender esta necessidade”, ressalta.

São condições para doar sangue: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização); pesar no mínimo 50 kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação; apresentar documento oficial com foto; entre outros.

Empresas e comunidades interessadas em fazer a coleta externa precisam solicitar o agendamento com antecedência na coordenação de coleta externa, através do telefone 3216-1124. Outra modalidade é o atendimento de grupos no hemocentro, quando a empresa não tem o quantitativo suficiente para justificar o atendimento externo. O agendamento em grupo pode ser feito pelo telefone 3216-1134. O Hemomar funciona na Rua 5 de Janeiro, s/n, Jordoa.

Carregando