Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Prévia do São João de Todos reúne famílias no Parquinho da Litorânea

A temporada oficial do São João de Todos 2018 será realizada de 15 de junho a 1º de julho

Pré-São João de Todos reúne famílias no Parquinho da Litorânea. (Foto: Divulgação)

A visita ao Parquinho da Litorânea foi o programa escolhido por centenas de famílias neste domingo (3) em São Luís. O público dominou o espaço ao som da banda Andrezinho e os Brotos do Forró, que tocou o melhor do pé de serra, e do Boi Novilho Branco com todos os tipos de sotaque do Bumba Meu Boi, na prévia do São João de Todos, promovido pelo Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur).

O casal Bianca Portela e Kiellyson Diniz escolheu o parquinho para apresentar a tradição maranhense ao filho Caio Portela, de um ano. “Ele está encantado e fizemos questão de trazê-lo para que desde cedo ele já conheça e valorize nossa cultura que é tão rica e bonita”, contou a mãe. Sobre a prévia do São João, Kiellyson destacou a beleza do local e o horário da programação. “Está muito bonito, organizado, há espaço para as crianças brincarem, é um ponto turístico e a programação começa cedo, dá para trazer criança tranquilamente”, contou.

A localização e a programação foram também os atrativos que fizeram a técnica de enfermagem Daniela Gaspar sair do plantão de trabalho e vir direto para a prévia junina. “Que coisa gostosa de se ver e sentir. Ao mesmo tempo que a gente se diverte com nossas brincadeiras culturais, a gente sente essa brisa do mar”.

A primeira atração da noite foi a banda Andrezinho e os Brotos do Forró, que fez o público se render ao ritmo e não deixou ninguém parado, foi um verdadeiro arrasta-pé. “Impossível ficar só olhando, é uma energia muito boa, contagiante. Na verdade, o nosso São João é isso mesmo, diferente, cheio de alegria. Eu já estava com saudade desse ritmo e dessa beleza”, declarou a assistente administrativa Raquel Sousa.

Após o forró, quem assumiu o comando da prévia do São João de Todos foi o Boi Novilho Branco. O brilho da brincadeira foi garantido pela beleza das indumentárias, fabricadas artesanalmente por cada brincante. Índias, vaqueiros e cazumbás encheram o palco de uma paleta de cores com destaque para o amarelo, laranja e marrom. A banda, impecável na aparência e no ritmo, mostrou sintonia e fez jus aos 13 anos de existência do grupo folclórico.

Os cantadores do Bumba Meu Boi deram um show à parte. Nayara Braga, Frank Hudson e Baico Iluminado contagiaram o público com grandes toadas maranhenses, como “Urro do Boi” de autoria de João Candido e Bartolomeu dos Santos, o eterno Coxinho.

Mais prévias juninas
Neste fim de semana, dias 8 e 10 de junho, a programação terá como atração principal o Boi Barrica no Canto da Cultura, e no Parquinho da Litorânea quem faz a festa do público é a Cia Encantar, com suas músicas e coreografias que retratam a riqueza e diversidade da cultura popular maranhense.

Temporada oficial
A temporada oficial do São João de Todos 2018 será realizada de 15 de junho a 1º de julho com festejos em vários pontos de São Luís e Imperatriz. Na capital os arraiais oficiais serão no Ipem (Centro Social dos Servidores do Estado), Vila Palmeira, Praça Maria Aragão e Nauro Machado no Centro Histórico (somente às sextas-feiras).

Os arraiais de bairros, que contam com apoio do Governo do Estado, levarão alegria e tradição para o João Paulo, Bairro de Fátima, João de Deus, Liberdade, Cohatrac, Anil, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Vila Embratel, Largo Santo Antônio (no período de 23 a 30 de junho), e Cohajap (de 1º a 13 de junho).

Os espaços vão oferecer ao público uma vasta programação com uma média de seis apresentações por noite entre shows e apresentações de brincadeiras que valorizam a riqueza e diversidade de expressões da cultura popular, além de comércio de pratos típicos da gastronomia maranhense e peças do artesanato.

O Governo do Estado apoia, ainda, as tradicionais festas, como a Festança Junina do Ceprama, os encontros de grupos de Bumba Meu Boi da Capela de São Pedro (29), na Madre Deus, o festejo de São Marçal (30), no bairro do João Paulo, o Festival de Zabumbas e o Encontro de Miolos de Boi.

Carregando