Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Quatro dicas para dominar o Sisu e obter bom resultado

JP separou conselhos práticos que o candidato não pode esquecer

Mais de 68 faculdades do Brasil vão participar do processo para o segundo semestre (Foto: Reprodução)

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) do segundo semestre, abre nesta terça-feira (12), no site para alunos que fizeram o ENEM em 2017 e obtiveram a nota acima de zero na redação. Sabendo disso, a equipe do JP separou orientações que podem ajudar a entender o sistema e aproveitar da melhor forma essa oportunidade.

FIQUE DE OLHO NO PRAZO

As inscrições ficam abertas por um período de quatro dias, onde o estudante tem a oportunidade de colocar duas opções de cursos, podendo ser alterada até o término do prazo. Além disso, pode ser selecionado o mesmo curso só que em faculdades diferentes, nas duas opções. As notas de corte, pontuação do último colocado da vaga desejada, atualiza na medida que as pessoas vão se inscrevendo na faculdade selecionada.

CAPRICHE NA PRIMEIRA OPÇÃO

A primeira opção é a que vai prevalecer se o candidato conseguir adquirir a nota de corte, eliminando a segunda opção.  Se o requerente passar na opção dois, pode efetuar a sua matrícula, e se desejar tem a oportunidade de continuar tentando na faculdade e curso que colocou como opção um, através das listas de espera. Caso o concorrente não passe na primeira opção e nem na segunda, pode continuar concorrendo somente para a primeira opção selecionada.

ATENÇÃO NA LISTA DE ESPERA

A lista serve para completar o número de vagas que não foram preenchidas com a chamada regular. Para isso, o estudante interessado deve acessar o Boletim do Candidato no site do Sisu, logo após a divulgação da primeira chamada, e clicar na opção “Participar da lista de espera”. O processo da lista de espera é somente para os candidatos que optarem por essa opção, já que não ocorre automaticamente pelo sistema. Sendo também só para a primeira opção de curso.

SEJA ÁGIL NA CONVOCAÇÃO

O concorrente deve ficar atento no processo, porque para saber se foi ou não convocado tem que entrar em contato com a instituição de ensino selecionada na primeira opção. Serão oferecidas para o segundo semestre 57.271 vagas, distribuídas em 68 instituições, que podem ser consultadas no site. O resultado da chamada regular sai no dia 18 de junho, com início das matrículas no dia 22 de junho até 28 do mesmo mês. A segunda chamada estará disponível para inscrições no período de 22 a 27 de junho.

Carregando