Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Prévias juninas movimentaram o Parquinho da Litorânea e o Centro Histórico

Ritmos e cores encantaram o público

Programação animada nas prévias promovidas pelo Governo do Estado na Av. Litorânea. (Foto: Divulgação)

As prévias juninas do São João de Todos 2018 marcaram o último fim de semana, em São Luís, na sexta-feira (8), no Centro Histórico; e no domingo (10), no Parquinho da Litorânea. Ritmos e cores encantaram o público que compareceu e participou das mais variadas expressões da cultura maranhense.

No Parquinho da Litorânea, o fim da tarde com pôr do sol ficou ainda mais bonito com as brincadeiras juninas reunindo jovens, crianças e adultos numa festa que foi só alegria.

A jovem Jéssica Zeferino, biomédica de 26 anos, acompanhada do namorado Pedro, gostou da ideia de fazer o São João na Litorânea e ficou até o fim da apresentação. “Nossa cultura é muito rica e esse lugar é muito legal”, disse Jéssica.

A Cia Encantar de Arte e Cultura, com seu boizinho feito de juta, de fuxico e de bordado, há dez anos participa do São João do Maranhão levando dança, música e coreografias que remetem à diversidade de manifestações da cultura popular.

“Este ano, novos ritmos foram acrescentados em nossa apresentação, como o sotaque Costa de Mão, sinônimo de resistência do Bumba-meu-boi, danças do coco, dança do lelê, isso tudo somado às coreografias que já são muito conhecidas do público como a da festa do divino, tambor de crioula, dentre outras”, ressaltou o coreógrafo do grupo, Idelfonso Loyola.

Na sexta-feira (8), no Centro Histórico de São Luís, moradores da cidade e turistas se misturaram aos brincantes do Boi Barrica que animou o público com as melhores músicas de bumba meu boi.

Outra atração que marcou presença nas prévias juninas foi o grupo ‘Seu Raimundinho e Forró Pé no Chão’ que abriu a programação com repertório alegre e variedade de ritmos.

Temporada oficial começa na próxima sexta-feira

Na próxima sexta-feira (15), começa a temporada oficial do São João de Todos 2018 nos arraiais do Ipem (Calhau), Praça Maria Aragão (Centro) e Parque Folclórico da Vila Palmeira (de 15 a 1º de julho); e na Praça Nauro Machado (Centro Histórico) nos dias 15, 22 e 29.

A festança, também, estará presente no Ceprama e bairros de Fátima, João Paulo, Vila Embratel, Anjo da Guarda, Cohatrac, Santo Antônio, João de Deus, Liberdade, Anil e Cidade Operária, a partir do dia 23.

E no final da temporada tem ainda as tradicionais festas de São Marçal (30), no bairro do João Paulo, o Festival de Zabumbas, o Encontro de Miolos de Boi e os encontros de grupos de bumba meu boi da Capela de São Pedro (29), na Madre Deus.

São mais de mil apresentações animando os arraiais com atrações de bumba meu boi, danças regionais, tambor de crioula, grupos alternativos e shows musicais.

Carregando