Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Saiba como colaborar com a definição do novo Plano Diretor da cidade

Nesta quarta-feira, é possível participar de reunião para definir o futuro de São Luís. O evento acontece semanalmente no Conselho da Cidade (Concid)

 

Lançado em 29 de maio, na data em que o JP comemorou seus 67 anos, a iniciativa “São Luís do Futuro” fincou o Marco Zero, com o objetivo de divulgar uma série de eventos relacionados direta ou indiretamente ao Plano Diretor e à Lei de Zoneamento de São Luís.

Nesta quarta-feira

Para informação da comunidade, semanalmente, sempre às quartas-feiras, às 14h00, acontecem reuniões no Conselho das Cidades (Concid), sob a coordenação da Prefeitura. São contemplados vários aspectos do Plano Diretor. O endereço é rua das Andirobas, 26 (Renascença), na antiga Escola Girassol. Participe.

Participação

Como empresa de comunicação, o JP  tem o intuito de servir de canal para informar à população as iniciativas que já acontecem na cidade sobre o tema. A sociedade civil, os governos municipal e estadual, bem como iniciativa privada mantêm fóruns nos quais os assuntos relativos ao Plano Diretor são debatidos.

O INCID (Instituto da Cidade) é um desses fóruns em permanente ebulição de ideias. A entidade monitora e analisa os processos e problemas de desenvolvimento global do município. Cuida de estudar a dinâmica de expansão e localização da população e das funções sociais de São Luís. Nesta edição, o JP traz uma entrevista com o presidente da entidade.

Multidisciplinar
Por ser um assunto complexo e multidisciplinar, vários órgãos estão envolvidos na descrição e debate sobre o Plano Diretor, como as Secretarias Municipais de Planejamento e Desenvolvimento (SEPLAM), de Urbanismo e Habitação (SEMURH), de Tráfego e Transporte (SMTT), de Meio Ambiente (SEMMAM) e com o Instituto da Paisagem Urbana (IMPUR) e a Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH).

Além disso, o município mantém um banco de dados especializado: o Sistema de Informações Urbanísticas (SIURB). Essa plataforma tem disponível conhecimentos sobre a cidade e consolida pesquisas que vão além daquela produzidas pela prefeitura, como os dados censitários do IBGE, por exemplo. Seu trabalho também analisa panoramas produzidos pela Administração Municipal, como aqueles do Cadastro Técnico.

O leque de informações inclui, desse forma, um rico panorama de análises, permitindo diferentes leituras, bem como a construção de diversos cenários para o Sistema de Planejamento Urbano de São Luís.

Mais informações

Convidamos aos interessados em receber informações sobre os próximos marcos e eventos apoiados pelo JP a enviar uma mensagem para o email [email protected].

 

 

Carregando