Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Mostra Guarnicêzinho tem mais uma edição de sucesso

Foi encerrada na manhã desta quinta-feira, 14, mais uma edição da Mostra Guarnicêzinho

(Foto: Divulgação)

Foi encerrada na manhã desta quinta-feira, 14, mais uma edição da Mostra Guarnicêzinho como parte da programação do 41º Festival Guarnicê de Cinema. A sessão, voltada para alunos da rede pública estadual e municipal de São Luís, foi realizada no Teatro Alcione Nazareth com a presença de crianças da associação obras sociais Frei Antônio Sinibaldi e do público em geral. Cerca de 400 crianças acompanharam a exibição.

O Festival Guarnicê de Cinema, que segue até sábado, 16, é promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (DAC/PROEXCE), conta com patrocínio da Cemar, Governo do Maranhão/Sectur, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Banco do Nordeste, e Equatorial Energia. Ainda tem o apoio da Fundação Sousândrade, Assembleia Legislativa, Fundação Josué Montello, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Rádio Universidade FM, TV UFMA, CiaRio Brasil, Academia Internacional de Cinema e Vitrine Filmes.

Acompanhada da filha Isabel, 7 anos, a jornalista Karla Freire destacou a importância da iniciativa para difusão da cultura e da linguagem cinematográfica entre as crianças. “Consigo introduzir de forma mais clara a cultura para a minha filha com o audiovisual e proporcionar nela o gosto pelo cinema”, disse.

Já a professora Vanda Sousa, que foi com sua escola pela segunda vez ao festival, ressalta como o Guarnicê é importante para as crianças da periferia e para o fortalecimento e expansão da cultura maranhense. “Muito deles não tem acesso e condições financeiras de ir ao cinema e o festival, por meio da mostra Guarnicêzinho, proporciona isso. Além de ensinar mais sobre nossa cultura, ” pontuou.

O aluno João Felipe, da escola U.E.B Sá Vale, pela primeira vez no cinema, disse estar encantado com tudo o que viu. “Nossa! Isso aqui é lindo, nunca tinha vindo, vou trazer meus pais aqui”, afirmou.

Mostras

As mostras Cenário Maranhão, Cenário Brasil e Cinema Por Elas prosseguem nesta sexta-feira, 15, no 41º Festival Guarnicê de Cinema. A Mostra Cinema Por Elas exibirá o filme Antonia, de Tata Amaral, da 14 às 16h, no Cine Praia Grande. Já a Mostra Cenário Maranhão terá os filmes Marcone Moreira e Ana Borges, ambos de Beto Matuck em cartaz das 14 às 16h no Teatro Alcione Nazareth. Já a Mostra Cenário Brasil acontece das 16 à 18h30 no Cine Praia Grande, com a exibição de quatro filmes.

Carregando