Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

São João de Todos começa nesta sexta e prossegue até 1º de julho

São 17 dias de apresentações, com os mais de 500 grupos e artistas maranhenses, sete participações especiais e uma programação com mais de mil apresentações animando os arraiais

Foto: Reprodução

Bandeirinhas, barracas de comidas típicas, atrações culturais, artesanato e muitas brincadeiras. Tudo pronto para a abertura da temporada oficial do São João de Todos nesta sexta-feira (15), numa realização do Governo do Maranhão e Prefeitura de São Luís. A programação completa está no site da Sectur: www.sectur.ma.gov.br

“São dezenas de arraiais no Maranhão , mais de 500 atrações de grupos culturais do nosso estado, mostrando a pluralidade, a diversidade, a força e a criatividade e inovação da cultura do Maranhão”, diz o governador Flávio Dino, que vistoriou nesta quinta-feira (14) o Arraial do Ipem, no Calhau, um dos locais da festa em São Luís.

“Todos os anos eu faço esse acompanhamento porque para nós é um momento de alegria, mas também de muito trabalho . Trabalho para nossa equipe, trabalho para todos aqueles que fazem a grandiosidade das festas juninas do Maranhão. E também muito trabalho em razão dos milhares de postos de que são gerados em razão dessa importante manifestação cultural”, acrescenta Flávio.

São 17 dias de apresentações, com os mais de 500 grupos e artistas maranhenses, sete participações especiais e uma programação com mais de mil apresentações animando os arraiais com muito bumba meu boi, danças regionais, tambor de crioula, forró e shows musicais.

“Vamos mostrar a força da cultura maranhense, com toda a sua diversidade, ritmos, cores e sabores. Montamos uma estrutura em São Luís e em Imperatriz para festejar com alegria o São João de Todos e também promover essa tradição cultural que gera fluxo de turista e movimenta a economia”, ressalta Diego Galdino, secretário de Estado da Cultura e Turismo.

O titular da Secretaria Municipal de Cultura de São Luís, Marlon Botão, destaca a diversidade das atrações na programação: “Iniciaremos nesta sexta-feira mais uma grande festa da nossa cultura popular, primando pela diversidade das nossas manifestações, dos nossos folguedos, para proporcionar ao público uma vasta e alegre programação que agrade a ludovicenses e visitantes”.

Arraiais

Os festejos acontecem nos arraiais oficiais do Ipem, Praça Maria Aragão (Centro), Parque Folclórico da Vila Palmeira e Praça Nauro Machado (Centro Histórico).

A partir do dia 22, a festança também estará presente no Ceprama e bairros de Fátima, João Paulo, Vila Embratel, Anjo da Guarda, Cohatrac, Largo de Santo Antônio, João de Deus, Liberdade, Anil e Cidade Operária.

E no final da temporada, há ainda as tradicionais festas de São Marçal (30), no bairro do João Paulo, o Festival de Zabumbas, o Encontro de Miolos de Boi e os encontros de grupos de bumba meu boi da Capela de São Pedro (29), na Madre Deus.

Os espaços vão oferecer ao público uma vasta programação com uma média de seis atrações por noite, entre shows e apresentações de brincadeiras da cultura popular, além de comércio de pratos típicos da gastronomia maranhense e peças do artesanato.

Atrações

Nesta sexta-feira (15), um dos grupos que abrem a programação do Arraial da Praça Nauro Machado é o Boi de Soledade, tradicional de Costa de Mão, a partir das 20h. O sotaque Costa de Mão é o tema deste ano do São João de Todos, que reverencia a singularidade do estilo aderindo à campanha de valorização deste patrimônio cultural.

Ainda na Nauro Machado, está prevista apresentação do Boi de Santa Fé, que neste ano completa 30 anos de fundação, Boi de Axixá, show do cantor maranhense Djalma Chaves, Fruto da Raça Show e Tambor de Crioula união da Baixada.

No Arraial do Ipem, é a vez de Boizinho Barrica, bumba meu boi de São Simão (de Rosário, sotaque de orquestra), Santa Fé, Nina Rodrigues, Pirilampo, e show de Gargamel na Zabumbada. Quem abre a programação, às 19h, é o Tambor de Crioula Maracrioula, do bairro da Liberdade, com 14 anos de existência e cerca de 30 integrantes entre percussionistas e coreiras.

Neste ano, o Arraial do Ipem contará com dois espaços exclusivos para os grupos de forró. Quem faz a festa nesta sexta-feira são o Trio Mulundus e o grupo Kambada do Forró.

Na Praça Maria Aragão, a programação começa às 19h, com tambor de crioula de Apolônio. Em seguida, às 20h, apresenta-se o Boi da Vila Conceição (costa de mão). Às 21h, será a vez do Boi do Oriente (baixada). No palco principal, às 22h, show de Eugênia Miranda. Ainda na mesma noite, a programação conta com Boi de Axixá (orquestra), Boi da Maioba (matraca) e Boi de Morros (orquestra). Na Arena do Forró, a partir das 20h, tem os grupos Forró do Cabo Zé e Forró do Forró do Rui Mário.

E na Vila Palmeira, o arraial contará com diversas atrações nesta sexta-feira. São três bois de orquestra, Boi de Corda, Boi Brilho da Juventude e Boi de São Simão. Tem ainda os grupos Boi Capricho de Bom Jesus (sotaque da baixada) e Boi de Ribamar (matraca), que fecha a noite em apresentação prevista para 1h.

PROGRAMAÇÃO

Dia 15 de junho (sexta-feira) 

Arraial da Nauro Machado
19h     TC UNIÃO DA BAIXADA
20h     BOI DE SOLEDADE (CM)
21h     BOI DE SANTA FÉ (B)
22h     FRUTO DA RAÇA SHOW (A)
23h     SHOW DJALMA CHAVES
00h     BOI DE AXIXÁ (O)

Arraial do IPEM
19h     TC MARACRIOULA
20h     BOI DE SÃO SIMÃO (O)
21h     BOIZINHO BARRICA (A)
22h     SHOW GARGAMEL NA ZABUMBADA
23h     BOI DE SANTA FÉ (B)
00h     BOI PIRILAMPO (A)
01h     BOI NINA RODRIGUES (O)

Barracão do Forró – Ipem
20h TRIO MULUNDUS
Vila Junina – Ipem
20h KAMBADA DO FORRÓ

Arraial da Maria Aragão
19h TC DE APOLÔNIO
20h BOI DA VILA CONCEIÇÃO DO COROADINHO (CM)
21h BOI ORIENTE (B)
22h SHOW EUGÊNIA MIRANDA
23h BOI DE AXIXÁ (O)
00h BOI DA MAIOBA (M)
01h BOI DE MORROS (O)

Barracão do Forró – Maria Aragão
20h FORRÓ DO CABO ZÉ
22h FORRÓ DO RUI

Arraial da Vila Palmeira
19h     TC PUNGAR DA ILHA
20h     BOI DE CORDA (O)
21h     BOI BRILHO DA JUVENTUDE (O)
22h     SHOW MÁRCIO GUIMARÃES
23h     BOI CAPRICHO DE BOM JESUS (B)
00h     BOI DE SÃO SIMÃO (O)
01h     BOI DE RIBAMAR (M)

Carregando