Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Alunos ficam em 1º lugar no Torneio Internacional de Robótica

Os alunos ocuparam os primeiros lugares da competição que aconteceu no início de junho em São Paulo.

Alunos do Iema no Campeonato Internacional de Robótica representando o Maranhão. (Foto: Reprodução/Instagram)

Alunos do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), das Unidades Plenas de São Luís, Pindaré-Mirim e Bacabeira participaram, no início do mês, do Torneio Internacional de Robótica, em São Paulo. Uma experiência que levou os alunos aos primeiros lugares da competição.

O torneio reuniu 115 equipes de 15 estados do Brasil e também competidores internacionais. Os alunos do Iema, além do primeiro lugar conquistado pela equipe de Pindaré-Mirim, em Resgate de Planos, conquistaram também o segundo lugar nas competições de cabo de guerra e no regaste de alto risco. A unidade plena de São Luís trouxe para a capital maranhense os títulos de primeiro lugar em Registro Multimidiático, terceiro lugar em Dança, Resgate no Plano e Cabo de Guerra. A unidade plena de Bacabal ficou em primeiro lugar em Dança.

Alunos do IEMA ficam nos primeiros lugares em Torneio de Robótica Internacional. (Foto: Divulgação)

IEMA

Criado em 2015 pelo Governo do Estado, o Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão vem preenchendo lacunas na aérea da educação técnica profissionalizante.

Hoje o Iema possui 90 polos e conta com cursos presenciais nas mais diferentes aéreas. “Nossos cursos são realizados de acordo com a necessidade de cada região, passando por todo um arranjo local. Os cursos são oferecidos de acordo com as demandas sociais apresentadas e das demandas econômicas. Nós não chegamos com um pacote pronto de cursos que tradicionalmente sempre foram feitos e esse é o diferencial do IEMA. Podemos oferecer curso de inglês até de produtor de cerveja artesanal”. afirmou Jhonatan Almada, reitor do IEMA.

Da sala de aula para o mundo

Ao todo o Iema já contabiliza cerca de 13.500 alunos qualificados em 55 diferentes cursos profissionalizantes em todo o Estado.

Os estudantes do Ensino Médio Integral contam com tutores que os auxiliam em seus estudos. Por meio de projetos como o Núcleo de Olimpíadas de Conhecimento e do Núcleo Jovem Cientistas, incentivam os jovens a buscarem uma realidade muitas vezes diferente da sua. No início do mês de junho, alunos da turma de robótica participaram e ganharam a competição de robótica, que garantiu o título de Super Equipe e vaga para o mundial que acontecerá em agosto na China.

Robô usado pelos alunos na competição Internacional em junho. (Foto: Reprodução/ Instagram)

“No início os estudantes estavam tensos por terem que disputar com grandes escolas na aérea de robótica. Competimos em 12 provas onde ganhamos nove a nível de América do Sul. Nossa equipe vai representando não só o país mais toda a América do Sul e estamos orgulhosos de cada um deles, pois sabemos que eles se dedicaram ao máximo. Há uma entrega muito grande e muito foco deles e dos professores”, destacou Fabio Aurélio Costa, coordenador de robótica.

Carregando