Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Batizado do Boi de Maracanã é neste sábado, 23

O evento acontece neste sábado, às 19h, na sede do grupo, oportunidade em que também será lançado o documentário “Guriatã”

(Foto: Divulgação)

É neste sábado, 23, às 19h, o batizado do Boi de Maracanã, um dos grupos folclóricos mais expressivos do Maranhão. A festa é nomeada “Noite Cultural” e contará com a presença de diversos convidados. Na oportunidade, será lançado o documentário “Guriatã”, em homenagem ao cantador Humberto Barbosa Mendes, o Humberto de Maracanã, falecido em janeiro de 2015.

A noite terá início com as apresentações de grupos de bumba boi, quadrilhas, dança portuguesa e a Dança do Lelê de São Simão. Em seguida, será lançado o documentário “Guriatã”, a ser veiculado em telão. O DVD tem 1 hora e 36 minutos de duração e foi produzido em São Paulo e editado na França. A produtora responsável é a Maracá Produções (SP), de Renata Amaral, com a colaboração de integrantes do boi.

O vídeo conta a história de Humberto de Maracanã e sua paixão pela manifestação folclórica centenária, com imagens de apresentações em arraiais e depoimentos de amigos e colaboradores. Depois da exibição, os integrantes do novilho, cerca de 350 pessoas, receberão as bênçãos do padre Haroldo Passos.

“Nós estamos preparando uma grande festa popular para marcar o batizado do Boi de Maracanã e festejar mais um ano dessa manifestação no São João do Maranhão. Somos a própria resistência e fazemos tudo com amor”, disse Maria José Lima Soares, presidente do grupo.

Maracanã é formado por vários personagens, entre caboclos de pena e de fita, índias, tocadores de matracas, o Nêgo Chico, e ainda pelos cantadores da linha de frente: Ribinha, Humberto Filho, Toinho Rocha e Manoel Victor, este último com 16 anos, neto do cantador Humberto de Maracanã. Nos terreiros, o grupo apresenta este ano suas novas toadas, entre elas, a carro-chefe, “Lá vai firmeza de São João”.

Serviço

O quê

Batizado do Boi de Maracanã

Quando

Neste sábado (23), às 19h

Onde

Sede do boi, em Maracanã

Carregando