Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Conheça o país do segundo adversário do Brasil

A Costa Rica precisa vencer a seleção brasileira para ter uma boa classificação

O time enfrenta o Brasil na segunda rodada após derrota na estreia contra a Sérvia. (Foto: Divulgação)

Um país de belas paisagens, considerado patrimônio mundial ambiental. Assim pode ser definida de maneira simples a Costa Rica. Sua seleção de futebol já enfrentou o Brasil dez vezes em competições. Ganhou uma vez, em 1960.

Confira abaixo algumas curiosidades sobre o adversário da seleção canarinha na sexta-feira (22), às 9h.

No futebol
Essa é a quinta copa que a Costa Rica disputa. O Brasil já enfrentou o país outras dez vezes, duas delas em Copa do Mundo.
Não dá para descuidar no jogo. O Brasil já perdeu para a Costa Rica em 1960, em amistoso de seleções. Se contarmos todos os jogos, o placar é de 9 x 1 a favor da nossa seleção.

Jurassic Park
O filme “Jurassic Park” foi filmado na Ilha Coco, que pertence à Costa Rica. É a única ilha no Pacífico com uma floresta tropical.
O Parque Nacional da Ilha do coco é considerada a versão real da ilha nublar que aparece nos livros e filmes da franquia Jurassic Park. A escolha se deve ao fato da ilha estar aproximadamente na mesma localização descrita nos livros, além de possuir o mesmo clima.
O mais curioso é que o escritor Michael Crichton, autor do romance que deu origem ao filme, nunca teve a oportunidade de ir à ilha. Nunca ouvido falar dela, mas, por coincidência, acabou descrevendo a ilha Nublar do filme muito semelhante à Ilha do Coco.

Polo tecnológico
Outro grande diferencial da Costa Rica atualmente é que o país hoje está no centro de grandes polos tecnológicos. Em entrevista ao site La Nación, Jorge Sequeira, diretor geral da Cinde, grande empresa na área da tecnologia, enfatizou: “A Amazon é o exemplo claro de como a Costa Rica evoluiu para uma maior sofisticação e valor agregado nas exportações de serviço”. A Amazon é considerada a maior empresa transnacional de comércio eletrônico e anunciou recentemente a inauguração do novo Centro de Suporte ao Vendedor no Centro Corporativo El Tobogan no Barrio Tournón, em San Jose, como o primeiro passo de uma série de mudanças que gerariam até 1.500 novos postos de trabalho em 2018.

Patrimônio Ambiental Mundial
Considerado um país de belíssimas paisagens, hoje ele também faz parte do Patrimônio Ambiental Mundial, pois a Costa Rica tem cerca de 50% do seu território composto por vegetação nativa. Cerca de 25% dessas florestas são protegidas por lei. Nele também se encontra o maior orquidário do mundo, com cerca de mil espécies. A região possui diversos vulcões, sendo três ainda ativos.

FUTEBOL

No futebol os principais times Costarriquenha são o Deportivos Saprissa, Alajuelense e o Herediano.

Òscar Ramírez, o atual técnico da seleção costarriquenha é considerado um dos maiores nomes do futebol no país. Nasceu na Costa Rica e há três anos comanda a seleção principal, sendo o primeiro técnico nascido no país. Ramírez entrou no time após demissão do ex-técnico colombiano Jorge Luis Pinto, depois da copa de 2014.

O treinador em entrevista após derrota no jogo de estreia da copa, disse:
“Suíça e Brasil são favoritos. Mas vamos jogar as nossas partidas, buscar vencer nosso rival e ver no que vai dar. Temos experiências de sucesso no passado quando não entramos como os principais candidatos. Em 2014, avançamos num grupo com campeões do mundo. Em 1990, quando eu jogava no time, ficamos à frente da Escócia e da Suécia e passamos para a segunda fase.”

Ramírez também deixou claro que o time não desistirá da classificação para a próxima fase da copa na Rússia e promete uma competição para recuperar os pontos perdidos em relação aos integrantes do Grupo E.

O Time
A equipe tem como principal destaque o goleiro Keylor Navas, três vezes campeão da UEFA com o Real Madrid. Conta também com o atacante Marco Urenã, que fez parte da copa de 2009 e 2014, defendendo o time da Costa Rica. O time tem a participação de Joel Campbell, classificado como melhor jogador da partida contra o Uruguai, na copa no Brasil.

Carregando