Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Veja como fica a situação do grupo do Brasil para a última rodada

Um empate com a Sérvia dá a vaga ao Brasil, que assim iria a cinco pontos e só poderia ser ultrapassado pela Suíça, que enfrenta a Costa Rica na rodada final

Neymar e Philippe Coutinho realizaram os gols do Brasil em vitória dramática sobre a Costa Rica (Foto: Divulgação)

Com a vitória brasileira de 2 a 0 sobre a Costa Rica com gols de Philippe Coutinho e Neymar, e a vitória da Suíça de 2 a 1 sobre a Sérvia com gols de Xhaka e Shaqiri, nesta sexta-feira (22), o Brasil precisará ao menos empatar na última rodada contra a Sérvia para garantir a classificação às oitavas de final da Copa do Mundo 2018.

O Brasil lidera o Grupo E com quatro pontos, empatado com a Suíça, mas com vantagem no saldo de gols, de dois contra um. Já a Sérvia possui três pontos, enquanto a Costa Rica já está eliminada com a pontuação zerada. Os classificados terão pela frente seleções do Grupo F: México, Suécia, Coreia do Sul e Alemanha.

Após o triunfo do México contra a Alemanha, o Grupo F está configurado da seguinte forma: México lidera com três pontos, empatados com a Suécia, enquanto a Alemanha e a Coreia do Sul estão zeradas. Os times que liderarem seus respectivos grupos encaram os vice-líderes da outra chave.

O Brasil garante a primeira colocação do Grupo E se vencer contra a Sérvia, e caso a Suíça tropece contra a Costa Rica ou conquistar uma vitória pela mesma diferença de gols do Brasil contra a Sérvia. Se os suíços fizerem um gol de vantagem a mais, a decisão irá para o número de gols marcados e pode chegar ao sorteio.

Se empatar, o Brasil fica em primeiro lugar só se a Suíça não vencer a Costa Rica, ficando em segundo caso os suíços conquistem a vitória. Se perder, só não fica fora se a Suíça também for derrotada pela Costa Rica pela mesma diferença de gols. Se os suíços perderem por um gol a menos de vantagem, as duas seleções podem decidir a vaga até por sorteio.

A Suíça se classifica com um empate sem depender do outro jogo. Para ser primeira do grupo, precisa vencer a Costa Rica e torcer para o Brasil tropeçar ou vencer a Sérvia por uma diferença menor de gols. Ainda assim, as duas seleções poderão terminar empatadas em todos os critérios e levar a decisão para o sorteio da Fifa.

A Sérvia se classifica com vitória sobre o Brasil. Para ser primeira colocada, precisa torcer por um tropeço da Suíça contra a Costa Rica. Se empatar, só conseguirá a vaga caso a Costa Rica vença a Suíça por dois gols de diferença. Os critérios de desempate são, pela ordem, saldo de gols, gols marcados, confronto direto, fair play e sorteio.

Desta forma, o Brasil não pode perder para a Sérvia, na próxima quarta-feira (27), se quiser se classificar sem depender de nenhum outro resultado. O jogo acontecerá na Arena Spartak, às 15h (de Brasília), em Moscou. Já a Suíça encara a Costa Rica no mesmo dia e horário, e tem ao seu favor o fato dos costarriquinhos já estarem eliminados.

Carregando