Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Grupos folclóricos encantam o público no Arraial da Maria Aragão

O “São João de Todos” tem sido um dos maiores destaques da programação junina em São Luís

O “São João de Todos”, arraial mais tradicional de São Luís que acontece na praça Maria Aragão, terá uma programação de dezessete dias contendo uma mistura de ritmos e manifestações da cultura maranhense, sempre enaltecendo os nossos grupos e artistas. O evento é promovido pelo Governo do Estado e Prefeitura de São Luís.

Com o céu límpido e repleto de bandeirinhas, a noite foi intensa na Maria Aragão (Foto: Ananda Maia)

Neste sábado (23), a abertura ficou por conta do Tambor de Crioula Arte Nossa, representando o folclore maranhense com a dança circular, canto e percussão de tambores. Seguido pelo Boi Novilho Branco, que trouxe o tradicional bumba-meu-boi trazendo nossa cultura na dança, nas caracterizações e na história de Catirina e Pai Francisco.

O Boi Novilho Branco é um dos grupos de maior expressão da cultura popular maranhense (Foto: Ananda Maia)

O grupo Unidos de Santa Fé também abrilhantou a noite na Maria Aragão com suas batucadas, toadas e seu sotaque da baixada. O sotaque de orquestra, Boi de Nina Rodrigues, foi uma das atrações mais aguardadas e deixou todos os espectadores encantados com a nossa tradição.

Lairton e Seus Teclados finalizou a festança com o seu ritmo de seresta, sendo a atração especial do evento. O momento mais aguardado pelo público foi na hora da performance da sua canção de sucesso “Morango do Nordeste”, que chegou a marca de um milhão e meio de cópias vendidas.

O paulista Gerson Mauch, que estava contemplando as nossas manifestações folclóricas regionais, frisou que a música contém uma energia especial e que ficou maravilhado com a explosão de cores da decoração. “Não temos a ideia de como realmente é até sentirmos o vigor desta cultura de perto”, finalizou o turista.

O espaço ficou lotado de um público maravilhado com as atrações apresentadas (Foto: Ananda Maia)

Com estrutura ecológica e sustentável, as barracas de artesanato encantam o público com a beleza peculiar das peças maranhenses, além de movimentar negócios da economia criativa estimulada pela Prefeitura de São Luís que fez o convite às associações de artesãos para montar barracas personalizadas na Maria Aragão.

Ao todo são oito restaurantes, dez barracas para exposição do artesanato local, trinta barracas de alimentação, área reservada para idosos, gestantes e pessoa com deficiência física, banheiros químicos na parte esquerda do palco, espaço do turista, sala de imprensa e uma varanda panorâmica para convidados.

O espaço do turista tem como objetivo guiá-los e os deixarem por dentro das programações juninas na Ilha, com mapas da cidade e materiais com informações sobre a capital. “Nosso intuito é ser receptivo, acolhedor e ao mesmo que ele conheça mais sobre os nossos atrativos”, ressaltou a Secretaria de Turismo, Socorro Araújo.

A barraca destinada aos turistas tem o propósito de guiar e de acolher nossos visitantes (Foto: Ananda Maia)

Equipes de pronto atendimento em primeiros socorros, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Blitz Urbana, Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e uma ambulância estava à disposição em casos de situações de maior urgência e para caso houvesse necessidade de encaminhamento ao hospital.

Confira a programação de hoje:

24/06 (domingo)

Arena principal
19h Show Feita na Pimenta com Alexandra Nicholas
20h Bumba meu boi de Rama Santa (Costa de Mão)
21h Bumba meu boi Brilho do Amanhecer (Orquestra)
22h Show de Chico Nô e Zé Paulo
23h Grupo Alternativo Companhia Pirilampo
00h Bumba meu boi Mimoso de São Bento (Orquestra)
01h Bumba meu boi da Pindoba (Matraca)

Arena do Forró
22h Raimundinho e Forró Pé No Chão
20h Trio Mandacaru

 

Carregando