Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão registra mais de 45 mil atendimentos

Dos atendimentos já realizados neste período, 1.459 foram relacionadas às cirurgias ortopédicas

Foto: Reprodução

O Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO) do Maranhão tem mais de 45.123 procedimentos contabilizados, entre internações, cirurgias, consultas, passando por apoio diagnóstico e atendimento multidisciplinar. A assistência em saúde é o resultado da política de saúde implantada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), direcionada para prestar assistência ambulatorial e atendimento cirúrgico na área da traumatologia e ortopedia de alta complexidade. Os dados foram registrados entre outubro de 2017 e abril deste ano.

Segundo o diretor geral da unidade, Newton Gripp, o apoio do Governo do Estado tem mantido o bom funcionamento das unidades de saúde. “O governo tem sido acessível e empenhado em fazer saúde. Temos sido atendidos de maneira rápida e notamos que tem sido feito o possível para nos dar o suporte necessário para o bom funcionamento de nossa unidade. A saúde está no caminho certo, pois uma das prioridades da gestão é humanizar o atendimento e isso ameniza o sofrimento e dá mais qualidade aos serviços prestados”, pontuou o diretor.

Dos atendimentos já realizados neste período, 1.459 foram relacionadas às cirurgias ortopédicas, 10.605 consultas médicas em atenção especializada, 23.713 de serviço de apoio diagnóstico e terapêutico. Já na área relacionada a Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) foram 1.020 procedimentos.

A manutenção da unidade com equipe médica qualificada também é uma das características da mudança promovida pela gestão atual no HTO. “Os investimentos com o HTO facilitaram muito o acesso da população a serviços especializados nesta área. Muitos deles esperaram muito tempo por um procedimento. Hoje eles podem ser atendidos, reparando a rotina de pessoas prejudicadas por conta de trauma ortopédico”, garantiu Samia Melo, diretora administrativa da unidade.

Mariana Nunes Reis, de 64 anos, buscou e encontrou assistência para o filho Gilcimar Reis, 36 anos, que quebrou o fêmur ao sofrer um acidente doméstico. Satisfeita pela qualidade do atendimento, dona Mariana agradeceu pelo investimento feito pelo Governo do Estado. “Só posso agradecer a Deus por toda atenção e cuidados recebidos aqui no HTO. Já tinha quase dois meses de procura, quando me falaram sobre o hospital. Foi uma benção e agora estou com meu filho operado e se recuperando bem”, disse.

Dentro dos registros de cirurgias, Francisco Costa, 39 anos, destaca a importância do acesso aos serviços de alta complexidade ofertados na unidade. “É muito bom ter uma estrutura dessas disponível para a população, gostei muito do atendimento e, apesar de ser público, parece muito com um hospital particular. O governador está de parabéns por esse investimento”, disse.

Estrutura

A estrutura do HTO conta com 44 leitos (10 UTI), três centros cirúrgicos, posto de enfermagem, sala de repouso, salas de curativo, além de alas especializadas para atendimento de crianças e idosos. Com corpo clínico com mais de 45 médicos e equipamentos de alta tecnologia, a unidade oferecerá atendimento ambulatorial, marcação de consultas, análises clínicas, exames de imagem (raio-x, ultrassonografia, tomografia). O hospital permite tratamento de crianças com doenças musculoesqueléticas, execução de procedimentos como alongamento ósseo e o implante de próteses articulares e realização de videocirurgias.

Carregando