Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Sesc inaugura sua primeira Unidade Móvel Saúde Mulher

Sesc Saúde Mulher é composto por unidades móveis que realizam exames para prevenção de câncer de mama e colo do útero além de ações educativas para a promoção da saúde

Foto: Divulgação

O Sesc no Maranhão realiza o lançamento da Unidade Móvel Saúde Mulher nesta quinta-feira (5), às 9 horas. A iniciativa visa ampliar as redes locais de saúde e a acessibilidade à prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer no estado, iniciando os atendimentos no município de Raposa ainda em julho.

No Brasil, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a primeira posição. Combatendo esses índices alarmantes, a Unidade Móvel Saúde Mulher vai atender municípios interioranos e comunidades periféricas das grandes cidades.

A Unidade do Sesc ofertará mamografia digital para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos ou maiores de 35 anos com histórico familiar de câncer de mama e o exame citopatológico, do câncer de colo do útero, para mulheres de 25 a 64 anos que já tiveram ou tem atividade sexual, além de ações educativas de saúde.

Para o agendamento dos exames deve ser realizado cadastro prévio com agentes comunitários de saúde do município, com apresentação das cópias de RG e CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. As mulheres serão convocadas através de notificação do agente comunitário de saúde, mensagens de texto e/ou contato telefônico de acordo com data e horário definido.

As mamografias serão laudadas pelo Hospital do Amor (Hospital do Câncer de Barretos/SP), padrão ouro em diagnóstico de câncer, e os exames citopatológicos (exame preventivo do câncer de colo do útero), popularmente conhecido como teste de papanicolau, serão analisados pelo Laboratório Cedro em São Luís.

Os laudos impressos e imagens em CD da mamografia e resultados dos exames citopatológicos serão encaminhados para as unidades básicas de saúde do município. Aberta à comunidade, o horário de atendimento do Sesc Saúde Mulher será de segunda a quinta, das 8h às 18h e sexta-feira das 8h às 17h.

Carregando