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O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Semfaz disponibiliza segunda via do IPTU

O cidadão que perdeu o prazo pode emitir uma nova via no portal da Secretaria

Foto: Reprodução

A Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (SEMFAZ) disponibiliza a emissão de boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para pagamento após o vencimento. O contribuinte que perdeu o prazo da primeira parcela do IPTU 2018 e da cota única, com desconto de 15%, pode emitir um novo boleto no site da SEMFAZ.

O cidadão que optou pelo parcelamento deve ficar atento as datas de vencimento das seis parcelas, podendo ser realizada em qualquer agência do Banco do Brasil e instituições bancárias conveniadas.

Data de vencimento das parcelas:
JULHO – 13/07
AGOSTO – 07/08
SETEMBRO – 10/09
OUTUBRO – 05/10
NOVEMBRO – 08/11
DEZEMBRO – 07/12

PAGAMENTO APÓS O VENCIMENTO
Para o pagamento após o vencimento, a Prefeitura de São Luís, com a implantação do novo Código Tributário Municipal (CTM), dispôs novas regras para o pagamento, aos quais os contribuintes deverão ficar atentos.
1) Após o vencimento e pagamento dentro do mês: multa de mora de 0,33% por dia, até o limite de 2% e 1% de juros.
2) Após o vencimento e pagamento nos meses subsequentes: Multa de mora de 0,33% por dia, até o limite de 10% e juros correspondentes a Selic de cada mês anterior ao mês de pagamento e mais 1% referente ao mês de pagamento.

EMISSÃO DO BOLETO ONLINE – PASSO A PASSO
Para emitir o boleto do IPTU 2018 após o vencimento, com valores corrigidos, o cidadão deverá seguir o passo a passo abaixo:
1) O contribuinte deve acessar o site da Semfaz (www.semfaz.saoluis.ma.gov.br) e em seguida clicar no link ‘IPTU’ > Emissão de 2ª via;
2) O cidadão será direcionado para a página do Sistema Tributário Municipal (STM), onde deverá informar dados como a inscrição municipal, ou o CPF, ou o CNPJ do proprietário do imóvel, incluir as informações solicitadas e consultar os débitos do IPTU;
3) Em tela, serão disponibilizados todos os débitos do cidadão, que deverá marcar a opção desejada – 1ª parcela ou cota única, selecionar a ‘Data de vencimento da guia’ e então, clicar em ‘Gerar boleto para marcados’;
4) Após gerar o boleto, o contribuinte poderá efetuar o pagamento da guia.

FORMAS DE PAGAMENTO
Boleto (internet):
Contribuintes com CPF ou CNPJ vinculado ao cadastro: o pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária.
Contribuintes sem CPF ou CNPJ vinculado ao cadastro: o pagamento poderá ser feito nos canais de autoatendimento ou aplicativo do Banco do Brasil.
Carnê:
O pagamento do carnê só poderá ser feito nos canais de autoatendimento do Banco do Brasil. Os Canais de autoatendimento aceitam cartões de débitos de outros bancos.

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